Resenha: Roleta Russa

1 comentário(s)

"O programa começava com os assuntos mais ridículos: sabotagens, explosivos, infiltrações, coisas que já eram ensinadas desde os tempos em que Stalin reinava e a Wehrmacht sitiava Moscou".

Roleta Russa é um excelente Thriller sobre espionagem. Envolvendo a CIA e o Serviço Secreto Russo, o autor, que já trabalhou no ramo, pôde nos passar detalhes interessantes e até mesmo um pouco assustadores sobre esse mundo, que muitas vezes pensamos existir apenas na ficção.
Aliás, a história retratada na obra é ficcional, mas a experiência do autor faz com que tudo pareça muito verdadeiro.
Gostei bastante da personagem Dominika Egorova. Antes de entrar para o mundo da espionagem, ela tem sua história bem desenvolvida, assim conseguimos compreender suas motivações e os passos que a conduziram para aquele caminho.
Extremamente dedicada, a jovem tinha tudo para conseguir seu sonho de ter uma carreira no Bolshoi, um balé russo. Porém, a inveja de colegas a torna vítima de uma artimanha, que lhe causa uma lesão. Assim, ela vê seu sonho desmoronar, não sendo mais capaz de dançar no balé. 
Outro golpe do destino ocorre em sua vida quando ela perde o pai.
Imediatamente, o tio, que trabalha no serviço secreto, se aproveita da fragilidade e da falta de perspectivas para o futuro de Dominika, lhe oferecendo um cargo em seu trabalho. Ela basicamente participaria de missões, atraindo e conquistando informantes, para lhes fazer revelar informações importantes.
Sempre usando seus atributos, como a perspicácia e a sensualidade, Dominika se sai muito bem no novo trabalho, e logo é até mesmo enviada para a Escola de Pardais. As sequências nessa escola são chocantes. Lá, a personagem é treinada para seduzir e realizar suas missões com ainda mais eficiência.
De outro lado da história, temos o norte-americano agente da CIA, Nathaniel Nash, que possui informações importantíssimas para a Rússia, e, assim, acaba se tornando a nova missão de Dominika.
Porém, as coisas se complicam quando a vida pessoal e profissional de ambos se entrelaçam e eles deixam o profissionalismo um pouco de lado, se envolvendo romanticamente e até mesmo fazendo novos planos secretos, que podem ser bastante arriscados.
O livro é excelente. Particularmente, achei apenas um pouco detalhado em excesso, o que tornou a leitura cansativa em algumas passagens, mas nada que desmereça o quanto o livro é impactante e diferente de tudo que já li. Uma história ousada, com personagens fortes e reviravoltas interessantes. Leitura recomendada!

Trecho: "O último dos três módulos operacionais que compunham o treinamento estava chegando ao fim. Os instrutores aposentados de Dominika tinham lhe dado o apelido carinhoso de 'mushka', que além de significar algo nos moldes de 'linda' também era o nome dado à mira dianteira de uma arma de fogo, a primeira a captar o alvo" (Pág. 65).

Informações:
Título: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Gênero: Suspense
Editora: Arqueiro
Páginas: 432

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

1 comentários:

Leeoh; disse...

parece o tipo de livro q vou curtir, valew pela dica ;)

Postar um comentário