Resenha: Vinte garotos no verão

1 comentário(s)

"Sabe qual é a melhor parte da Califórnia? Ninguém me conhece aqui. Ninguém imagina que deveria sentir pena de mim".

Um livro bastante doce e real.
Anna é apaixonada em segredo por Matt, o irmão de sua melhor amiga, Frankie. Ela finge que gosta dele apenas como amigo, mas a verdade é que o ama durante vários anos, sem nunca revelar a ninguém seus verdadeiros sentimentos. 
Os anos se passam, e no aniversário de quinze anos de Anna, ela e Matt se beijam. A partir daí, eles passam a viver um breve romance secreto, já que Matt pretende contar tudo à irmã quando eles forem passar as férias na Califórnia, pensando que, estando a sós com ela em lugar que eles amam, ela poderia compreender melhor.
Porém, ele não tem tempo de fazer isso. 
Matt acaba se tornando vítima fatal num acidente de carro e falecendo jovem demais. Sua família e Anna ficam extremamente abalados com o acontecimento, e  o romance que os jovens viveram se torna um segredo ainda maior.
O livro então dá um salto temporal e nos leva um ano após a morte de Matt, quando Frankie e Anna estão planejando uma viagem à Califórnia.
Seria doloroso ir para o local em que Matt estivera em tantas férias, mas a família dele, com a ajuda de Anna, pensa que a coisa certa a se fazer é voltar para lá, justamente na casa que eles costumavam alugar quando o rapaz estava vivo.
Frankie, após a morte do irmão, havia mudado bastante sua personalidade, e agora lança um desafio à Anna: elas devem conhecer vinte garotos durante aquele verão, pois ao menos um deve ser o cara certo.
Dividida entre as saudades que sente de Matt e o desafio da amiga, que nem desconfia do romance que um dia eles tiveram, Anna vai para a Califórnia.
No começo, tudo aquilo acaba sendo mais difícil que o previsto. A praia que Matt costumava frequentar, os locais de que tantas vezes ele falara à Anna, o quarto em que ele sempre dormia. Os vidros do mar que ele costumava colecionar.
A família de Matt também se abala profundamente ao voltar para lá, e seus pais passam momentos difíceis, em que Anna tenta ser útil e ajudá-los naquela dor, um dando forças ao outro.
Frankie, porém, camufla a dor com suas novas atitudes rebeldes, tentando conquistar quantos mais garotos for possível. E até Anna acaba encontrando alguém especial, enquanto elas tentam cumprir a meta de conhecer vinte garotos.
O livro é direcionado ao público jovem, mas pode ser apreciado por todos, pois trata de temas importantes, como a perda, o recomeço e a amizade. 
Com passagens bastante tocantes e lições valiosas, a narrativa leve e divertida de Sarah Ockler é capaz de conquistar do início ao fim. Excelente leitura!


Trecho: "Saímos dos degraus cheios de areia e andamos até a praia. De perto, a água vai e vem, alternando entre o azul nebuloso e o cinza. Conforme cada onda inunda nossos pés, a maré nos puxa, levantando a água como uma saia ao vento para nos dar uma vista das pedras coloridas logo abaixo. A água é mais fria do que eu esperava. Ela mordisca meus dedões do pé até que me acostumo com a temperatura e não posso mais diferenciar o ar e a água em minha pele. Ajoelho-me e pego um punhado de areia e pedrinhas, olhando para minhas mãos enquanto a areia escura e molhada brilha no ar" (Pág. 77).

Informações:
Título: Vinte Garotos no Verão
Autora: Sarah Ockler
Gênero: Romance / Drama
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

1 comentários:

Dhry disse...

noooooossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora fikei tão encantada com sua resenha q vou procurar ler sim... parece emocionante.
Bjz

Postar um comentário