Resenha: Amigas para sempre

3 comentário(s)

“A música pode ter mudado ao longo das décadas, mas a promessa feita na Alameda dos Vaga-lumes permaneceu: melhores amigas para sempre”.

É sempre uma experiência incrível ler obras de Kristin Hannah. Com sua delicadeza e, ao mesmo tempo, com sua força narrativa, a autora constrói histórias de pessoas comuns, que enfrentam dores e perdas, tem de lidar com traições e recomeços. Suas histórias, assim como já ressaltei nas resenhas de O caminho para casa e Quando você voltar, são profundas, com personagens bem construídos e extremamente reais e com lições que levamos pra vida toda.
Mais uma vez, somos presenteados com uma narrativa especial e comovente.
Em Amigas para sempre, acompanhamos a amizade de Tully e Kate durante décadas. Uma amizade tão forte e duradoura, que mudou a vida de ambas desde quando eram ainda adolescentes, na década de 1970, e que enfrentará provações ao longo do tempo.
Começamos a história justamente nos anos 70, quando Tully era uma garotinha e vivia com os avós. Sua mãe, que passava anos sem procurá-la, levava uma vida meio alternativa e entregue aos vícios. Porém, Tully sempre sonhou com o dia em que a mãe viria buscá-la de uma vez. E isso acontece quando ela já se tornou adolescente e cansou de esperar. A frágil menina havia se tornado a garota mais popular do colégio, sempre fingindo para camuflar as feridas interiores. Mesmo assim, Tully vai morar com a mãe.
E é na nova casa, na Alameda dos Vaga-lumes, que ela conhece Kate, a garota tímida e sem amigos, que vivia na casa da frente.
Logo no início, Kate fica encantada com o jeito descolado de Tully e com sua facilidade de fazer amigos na nova escola, porém, isso a torna ainda mais rejeitada pelos colegas. A autora trabalha muito bem a adolescência das personagens, a dificuldade que os jovens têm para se aceitarem nesse período conturbado da vida, e como é difícil estabelecer amizades verdadeiras.
Ao longo das décadas, ambas tornam-se imprescindíveis à vida uma da outra e dividem momentos e segredos, lembranças que levarão para sempre e que rendem lindas cenas durante a narrativa. Os anos passam, a amizade perdura e se desenvolve, porém, a vida de ambas toma rumos muito diferentes, levando a acontecimentos que podem mudar tudo.
A autora fez também um excelente trabalho de referências ao longo das décadas que a narrativa atravessa. Fazendo menções à cultura pop e ao estilo de vida ao longo dos anos, retratando com maestria a evolução da sociedade, enquanto também desenvolve suas personagens.
É difícil fazer a resenha sem estragar as surpresas e reviravoltas da história, mas o mais importante a se dizer é que a profundidade dos temas abordados, das personagens construídas e das situações reais a que elas são expostas torna a obra uma leitura inesquecível, que me levou às lágrimas em diversas situações e me fez querer caminhar pela Alameda dos Vaga-lumes, compartilhando bons momentos com pessoas queridas.

Trecho: “Elas eram conhecidas como as meninas da Alameda dos Vaga-lumes. Isso foi muito tempo atrás – há mais de três décadas, para ser exata –, mas, agora, deitada na cama, escutando uma violenta tempestade de inverno do lado de fora, parece ter sido ontem. Na última semana (sem dúvida os piores sete dias de sua vida), ela havia perdido a capacidade de se afastar das lembranças. Ultimamente, muitas vezes voltava a ser 1974 em seus sonhos” (Pág. 9).


Informações:
Título: Amigas para sempre
Autora: Kristin Hannah
Gênero: Drama
Editora: Arqueiro
Páginas: 448

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu já o caminho para casa, e a escrita dela é realmente arrebatadora. Irei conferir mais essa lançamento, já com os lencinhos na mão kkkkk
bela resenha!

Gih disse...

Gostei mto da sua resenha. Vou esperar receber $$ mês q vem e comprar esse livro, ppois o tema é do jeito q gosto. Valeu pela dica!!!!!!!!!

Gih

Fabiane Ribeiro disse...

Olá! Fiquei muito feliz de saber que vocês irão conferir esse livro, ele realmente é maravilhoso, como todos que li da autora!

Grande beijo,
Fabi

Postar um comentário