Resenha: De coração para coração

3 comentário(s)

“Meus planos. Eu tinha algum? Passara anos sobrevivendo. Agora tinha um futuro. O que eu queria?”

Um livro sutil e comovente. De coração para coração é como um sopro de esperança.
A bela história criada pela autora Lurlene McDaniel vai muito além de sua temática principal, a doação de órgãos. Ela fala sobre amor, amizade, redescobrimento. Fala sobre a vida.
Somos apresentados, logo no início da narrativa, à amizade desenvolvida entre duas jovens, Elowyn e Kassey. Durante anos elas são inseparáveis, crescem juntas e dividem todos os momentos da vida, até que Elowyn começa a namorar Wyatt e se distancia um pouco da amiga.
Em um dia cinzento de fevereiro, Elowyn vê Wyatt com outra garota e assume o pior, o que a faz sair descontrolada em seu novo carro, que ganhara há pouco, quando fez dezesseis anos. O resultado disso é que Elowyn se torna vítima fatal de um acidente, deixando sua família, Kassey e Wyatt desolados pela perda.
De outro lado, temos Arabeth, uma adolescente que sofre uma doença cardíaca genética e há um tempo aguarda um transplante de coração, já que o seu está parando de funcionar.
O fim da vida de uma garota sinaliza o recomeço da vida da outra, devido ao fato de uma escolha que Elowyn fizera antes de morrer: ela havia deixado marcado em sua carteira de motorista que queria doar seus órgãos.
O telefonema que Arabeth tanto esperou, dizendo que havia um coração à sua espera, enfim chegou.
Então, um ano após a cirurgia de transplante, Arabeth começa a ter contato com a família de sua doadora, a amiga Kassey e até mesmo com o ex-namorado. Todos eles parecem familiares a ela, embora não os conhecesse antes, e isso é somado ao fato de que seus gostos e até mesmo algumas pequenas atitudes mudaram. A resposta para alguns acontecimentos estranhos pode vir dessas pessoas, que conviveram com a dona do coração que agora bate em seu peito. Ao mesmo tempo, a relação que Arabeth desenvolve com as pessoas que amavam Elowyn é muito interessante e querida para eles também, que sentem sempre um carinho e um vínculo especial com a menina.
O livro é muito doce e profundo, tratando com delicadeza assuntos tão importantes. Ao mesmo tempo em que é bastante triste devido à morte precoce de Elowyn, ele é repleto de belas lições de vida e de personagens bem construídos, que, com seus medos e esperanças, tornam a leitura especial.
A narração acontece em primeira pessoa, alguns capítulos por Kassey, outros por Arabeth, mostrando assim os dois lados da história e as vidas que se cruzaram em meio a tantos conflitos e recomeços. A escrita de Lurlene é bem simples e fluida, e o livro é recomendado a todos.
A autora escolheu por fazer um livro curto. Ela poderia alongar algumas cenas, desenvolver mais alguns aspectos da narrativa, mas, a meu ver, foi o tamanho ideal para que ela mostrasse as mensagens que queria e para que deixasse a história encantadora, exatamente como ficou.

Trecho: “Sou esperta o suficiente para entender que a vida é definida por momentos decisivos que, em sua maioria, não são planejados ou esperados. Uma amiga que abandona você diante das meninas mais populares da escola. Um jipe que estaciona em frente à sua casa em uma tarde quente. Um telefone que toca e uma voz que diz ‘Nós temos um coração’. Esses momentos se tornaram ponto de referência em minha vida” (Pág. 122).

Informações:
Título: De coração para coração
Autora: Lurlene McDaniel
Gênero: Drama
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.


3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a resenha, o livro parece um doce e estou louco para conferir!

Felipi

Luh disse...

Eu achava alguns lançamentos fracos da Novo Conceito, mas nos últimos meses eles parecem estar acertando em cheio. Adorei a temática da doação de órgãos, acho importante abordar o assunto, ainda mais criando uma história bonita (como essa parece ser) ao redor dele. Irei conferir.

Franciele de Santana disse...

Gostei muito da resenha,principalmente por mostrar os pontos fracos do livro e opinar como ele poderia ter sido melhor, e não apenas criticando.
Eu já tinha lido uma resenha desse livro e gostei muito principalmente pelo tema da memória celular que é muuuuito interessante.

Postar um comentário