Resenha - O Diário de Suzana para Nicolas

8 comentário(s)

James Patterson é um dos maiores escritores do mundo, tendo vendido 230 milhões de livros em mais de 100 países. O curioso é que grande parte de seu sucesso se deve a livros de suspense, e temos aqui um belo romance.
“O Diário de Suzana para Nicolas” foi o primeiro livro que li do consagrado autor, e devo dizer que comecei em grande estilo. Ele é um baita romancista! Talvez devesse dedicar-se mais a romances também, visto que eles são raros em sua lista de obras, uma vez que ele tenha se tornado popular por escrever as séries policiais Alex Cross e Clube das Mulheres Contra o Crime.
E tudo o que vemos no livro em questão é romance e amor. É possível sentir o amor em cada página do diário de Suzana.
Ela é uma médica que, após ter um infarto, parte de Boston para viver na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Lá ela conhece Matt, de uma forma surpreendente, e eles se envolvem em uma narrativa de puro romance.
Ela sempre quis ser mãe, e então, resolve escrever um diário para seu pequeno filho, Nicolas, contando a ele desde sua partida de Boston, até seu romance com Matt. Eles eram uma linda e unida família, os 3 eram como 1 e, por isso, consideravam-se extremamente sortudos.
Entretanto, tudo seria lindo e simples, se não fosse um fato: esse diário é lido por Katie, a mulher que Matt diz agora amar e com quem ele terminou o namoro na noite anterior.
Vamos acompanhando o desespero de Katie ao conhecer o passado de Matt junto a Suzana e Nicolas e o amor imenso existente entre os três. Ela estava inconsolável por Matt ter rompido o relacionamento e, quando achou o diário à sua porta no dia seguinte, passou por um desafio ainda maior lendo e viajando na narrativa de Suzana.
O que aconteceu com a família de Matt, por que ele estava com Katie há quase um ano e, principalmente, por que terminara com ela, são algumas das questões misteriosas do livro, que apenas vamos descobrir em seu emocionante e triste fim (é melhor preparar os lencinhos).
O livro basicamente é o diário. Também vemos algumas cenas de Katie lendo-o, mas a maioria das páginas é referente ao diário em si. Esse fato tornou a narrativa diferente de tudo o que eu havia lido e confesso que gostei. Como era um diário escrito para o filho de Suzana, as passagens são descritas de forma leve e simples e a emoção e o sentimentalismo são usados com abundância no transcorrer das páginas.

Trecho: “Vamos fazer um acordo, está bem, menininho? Todas as vezes que eu fizer você sorrir, teremos mais um ano juntos. Um ano inteiro para cada sorriso. Isso se chama pensamento mágico, Nicky” (...) De repente, você abriu o maior sorriso que eu já vi. E isso me fez rir tanto que só olhei para trás e sussurrei: “Nicolas, Suzana e Matt: para sempre um.” Essa é a minha oração. (Pág. 154)

Informações:
Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Subtítulo: Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos
Autor: James Patterson
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Páginas: 224


Borboletas azuis:

8 comentários:

Erica Lopes disse...

Fabi,

Estou com esse livro lá em casa para ler, não vejo a hora!
Tenho visto ótimas resenhas desse livro e isso só aumentar minha vontade de ler!
Ótima resenha!
Bjks

Anônimo disse...

Eu não sou fã de romance mas a sua resenha meu deu vontade de ler o livro
Beijos

chiadocarioca.blogspot.com

Anônimo disse...

Oii.. gostei muito da resenha, vou procurar ler esse livro :)

setordaleitura.blogspot.com

Unknown disse...

ooi!!!
me apaixonei, parece ser um livro lindo e a trama me deixou muito interessada, vou comprar!

Beijos
Magia Literária

fabdosconvites disse...

Gosto muito dos livros deste autor e quero ver se este ano consigo ler mais obras dele, esta inclusive.
Bjs, Rose.

Fabiane Ribeiro disse...

Oi meninas!
Obrigada pelos comentários, que bom que ficaram com vontade de ler! O livro realmente é lindo, tenho certeza de que irão gostar!

um beijo!!

Maria Silvana Santana disse...

Oie, conheci esse autor fim do ano passado, com 4 de Julho e confesso que fiquei apaixonada com a a forma que o autor escreve...
E Ganhei esse livro, não o li ainda mais já estou com uma expectativa bem em alta.
Amei tua resenha.
Bjs

Fabiane Ribeiro disse...

Oi flor!
Pode manter suas altas expectativas! Depois me diga o que achou de mais essa leitura. Ainda não li "4 de julho", mas pretendo!
Grande beijo!!

Postar um comentário