Apresentando um novo autor a vocês: Entrevista com Leonardo Monte!

5 comentário(s)
          Hoje trago a vocês uma entrevista muito especial para mim. Eu conheci Leonardo Monte há alguns anos. Eu estudava Medicina Veterinária em Minas Gerais, e o Léo estudava Zootecnia no Rio Grande do Sul. Nos conhecemos durante um estágio que ele foi fazer na minha faculdade, através de um grupo de estudos de nutrição de cães e gatos! Anos depois, quando publiquei meu livro, recebi um e-mail do Léo falando que logo também lançaria o seu! Imaginem a minha surpresa! Então, hoje, com grande alegria, trago a vocês este post com uma entrevista exclusiva e em primeira mão com o escritor Leonardo Monte, e informações sobre seu primeiro livro "Cerberus - Livro 1: Entre Cobras e Ursos"

     
      O Entrevistado: Zootecnista, 25 anos, morou em São Paulo, RJ, Fortaleza, Santa Maria, Lavras/MG e em Novembro estará morando em Roskilde, Dinamarca. Mergulhador profissional e péssimo tocador de bateria. Possui 2 Shitzus, uma Cane Corso e uma Schnauzzer.





1.    Boa tarde, Léo, obrigada pela entrevista. Primeiramente, conte-nos quem é Leonardo Monte e o que ele fez antes de ser escritor.
Obrigado pelo convite, é uma grande honra poder conceder esta entrevista. Leonardo Monte é uma pessoa como qualquer outra que ama a literatura e busca através dela passar sua mensagem para o mundo. Que tenta compartilhar sua criatividade com as pessoas que buscam se isolar por uns momentos do mundo real. Também é um fanático pelo cyberpunk e o universo pós-apocaliptico. Bom, antes de escrever eu me formei em zootecnia e comecei a escrever como uma terapia, pois estava há dois meses desempregado e muito deprimido com a situação.

2.       Como foi o início de sua carreira literária? Enfrentou grandes desafios? Quais?
Bom, ainda estou começando, mas acredito que os maiores desafios são contra nós mesmos: começar, continuar e acreditar, essas são as partes cruciais e mais difíceis... se você passa por isso, o resto vem mais fácil.

3.       O te inspirou a escrever a série Cerberus?
A ideia veio dos livros que leio, como Neuromancer de William Gibson, além de conversas com meus irmãos e meus amigos sobre a possibilidade da existência de uma época como a Cerberus. Alguns filmes também me estimularam muito, como Eu sou a Lenda, O livro de Eli, Mad Max e Blade Runner.

4.       Conte aos leitores um pouco sobre o primeiro volume: Entre Cobras e Ursos.
Cerberus é uma série que fala de um mundo que foi em frente. Existe uma trama interessante que envolve assuntos de hoje como amizade, valores, honra, bullying e preconceito. É um mundo bem mais cruel que o nosso, sem leis, sem tecnologia, sem conforto... com uma juventude cada vez mais precoce e a religião cada vez mais forte nas decisões das pessoas, mas procuro passar mensagens e valores que construam as pessoas, acho que literatura, mais do que lazer é construção de caráter e concepções e o autor tem uma responsabilidade social sobre isso.

5.       O que podemos esperar dos próximos volumes da série?
Podem esperar a evolução dos personagens e a evolução do mundo. Haverá mais detalhamento sobre a política das vilas, sobre as relações de cooperação entre extraplanares e os asseclas, os personagens irão cada vez mais longe da Cerberus e as pessoas terão melhor noção de como está o mundo e haverá sangue, muito sangue (risos).

6.       Você tem outros livros ou séries em mente? Poderia falar um pouco sobre eles?
Tenho uma série de fantasia/terror e uma outra de aventura/comédia, mas não detalharei ainda muito sobre eles porque ainda estão em projeto (risos).

7.       Como você vê o mercado editorial para jovens escritores.
Acho que escrever é uma arte e como toda arte, o caminho é árduo, depende de talento, estudo e força de vontade. Mas também acredito que tudo que se trabalha com afinco, amor e dedicação e há qualidade dá certo.

8.       Qual seu maior sonho profissional?
Que o Cerberus vire filme.

9.       Jogo rápido:
Ator/Atriz: Sean Connery/Kate Beckinsale
Filme: Crash – No Limite
Escritor: Sem dúvidas: Bernard Cornwell
Livro: O Cordeiro – Christopher Moore (o único livro que com certeza relerei)
Cantor/Grupo musical: Goo goo dolls, Dropkick Murphys e Paddy and the rats
Música: Bonnie Portmore – Loreena McKennitt
Viagem: Irlanda
Lugar para se viver: Onde haja bons amigos e dê para criar os filhos com segurança

10.   Deixe um recado para quem deseja ser um escritor.
Leia, pois faz parte do trabalho. Escreva todo dia, nunca desista e nem deixe que alguém lhe diga que não é capaz.


Leia minha crítica sobre Cerberus aqui.

5 comentários:

Ludmila disse...

Olá Fabiane!
Adorei a entrevista com o Leonardo Monte.
Adorei as perguntas e as respostas.
Gostei dos temas que o livro dele aborda: amizade, valores, honra, bullying e preconceito.
Assuntos que estão tão presentes no nosso dia-a-dia atualmente.
E o livro parece ser muito bom e interessante.
Gostei também do Jogo Rápido.
É isso ai.
Muito bom!
Beijos e ótima semana para você!

Viviane disse...

Um jovem autor, despontando na literatura fantástica, ao que tudo indica. Parabéns!

Fabiane Ribeiro disse...

Olá!
Que bom que gostaram da entrevista, vale a pena conhecer o trabalho dele!
Realmente os temas abordados são modernos e muito importantes para a sociedade.
beijos!!!

Leonardo Monte disse...

Obrigado Lud, Viviane e Fabi, pela confiança no trabalho e as parabenizo também pelo gosto pela literatura!

Anônimo disse...

TENHO 16 ANOS E ENCONTREI NAS HISTÓRIAS UM JEITO DE SER QUALQUER COISA E FAZER ACONTECER TUDO O QUE NÃO SE É POSSÍVEL ACONTECER NA VIDA REAL.LEONARDO MONTE,GRANDE PESSOA,APESAR DE NÃO CONHECER PESSOALMENTE,ME AJUDOU E CONTINUA ME AJUDANDO COM DICAS PARA MINHA 1° TENTATIVA DE UM LIVRO MEU.BGDU,PAULA.

Postar um comentário