Top 15 de 2015!

0 comentário(s)
Aeee! Demorou mas não falhou! Este ano estou soltando a minha lista das melhores leituras do ano passado com um pouquinho de atraso, e já aviso, ela conta com títulos extremamente fortes, em todos os sentidos. Agradeço a todos que me escreveram mensagens pedindo este post, e aos que disseram que leram a lista TODA que indiquei no ano passado <3. Tentei caprichar ainda mais este ano, por vcs!
Quem me acompanha nas redes sociais, sobretudo no Facebook, sabe que estou numa fase em que muitas coisas estão acontecendo. Entre viagens e novos projetos, estou tentando elaborar esta lista do meu "top de livros lidos em 2015" há algumas semanas, e finalmente ela está aqui! Espero que a demora tenha valido a pena, afinal tentei selecionar títulos excelentes pra vocês, que estão praticamente empatados em qualidade (sim, todos os 15!). Afinal, o que gerou também este atraso foi que eu estava muito em dúvida sobre quais livros escolher, e depois sobre a ordem deles na lista. Não foi tarefa fácil. Li excelentes livros em 2015, e tentei da melhor forma dividir um pouquinho disso com vocês, mas estes 15 são apenas representantes de mais um ótimo ano de leituras. 
Sem me preocupar com ano de lançamento, país de origem de autores, gênero da obra, ou qualquer outro fator, selecionei as 15 obras que realmente tocaram meu coração e me levaram à reflexão durante 2015. Espero que gostem das dicas, e prometo tentar soltar a lista mais cedo no ano que vem.

Para ver as dicas de leitura dos anos anteriores, visite: Lista de 2012; Lista de 2013; Lista de 2014.

Este ano, resolvi colocar, além de um trecho da sinopse de cada livro, um direcionamento para o Skoob de cada um deles, assim vocês podem encontrar mais informações. E falando em Skoob, deixo aqui também a minha página como autora por lá: http://www.skoob.com.br/autor/5667-fabiane-ribeiro
Sem mais demora, vamos agora para a lista com os melhores livros lidos por mim em 2015:



15. Desde o primeiro instante: Rachel acabou de romper um noivado e está decidindo o que vai fazer da vida. Quando ela se encontra casualmente com Ben, um amigo dos tempos da faculdade, seu coração balança. Na época não rolou, mas agora ele parece tão mais interessante... O problema é que Ben está casado. (Clique aqui e saiba mais pelo Skoob).


14. A luz entre oceanos: o romance conta a história de Tom Sherbourne, faroleiro de uma ilha isolada na costa oeste da Austrália, e sua mulher, Isabel. Impedidos de ter filhos, a vida do casal sofre uma reviravolta quando um barco à deriva aporta na ilha. (Skoob)


13. Peter Pan tem que morrer: o especialista em mistérios, David Gurney, dedica sua mente brilhante à análise de um assassinato terrível que não pode ter sido cometido da forma como os investigadores responsáveis pelo caso afirmam que foi. (Skoob)


12. Ladrão de olhos: Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante. (Skoob)


11. Ritos de adeus: O ano é 1828. Na gelada e inóspita Islândia, a jovem Agnes Magnúsdóttir é acusada de matar e queimar dois homens. A brutalidade do crime define sua pena: morte por decapitação. Ela aguarda o dia de sua execução sob o teto de uma família local, obrigada a abrigar a criminosa pelo comissário da região. (Skoob)


10. Como viver eternamente: Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. (Skoob)




9. Precisamos falar sobre o Kevin: Aos 15 anos, o personagem Kevin mata 11 pessoas, entre colegas no colégio e familiares. Enquanto ele cumpre pena, a mãe Eva amarga a monstruosidade do filho. Entre culpa e solidão, ela apenas sobrevive. (Skoob)


8. O circo da noite: Por trás de todos os truques e encantos, uma feroz competição está em andamento: uma disputa entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. (Skoob)


7. A invenção das asas: Inspirado pela figura histórica de Sarah Grimke, o romance começa no 11º aniversário da menina, quando é presenteada com uma escrava: Hetty “Encrenca” Grimke, que tem apenas dez anos. Acompanhamos a jornada das duas ao longo dos 35 anos seguintes. Ambas desejam uma vida própria e juntas questionam as regras da sociedade em que vivem. (Skoob)


6. O menino dos fantoches de Varsóvia: Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte e um crocodilo. (Skoob)


5. Um hotel na esquina do tempo: aborda os conflitos de longa data entre pai e filho, a beleza e a tristeza do que aconteceu com os nipo-americanos em Seattle durante a Segunda Guerra Mundial e a intensidade do amor profundo e sincero. (Skoob)


4. A visita cruel do tempo: Sasha é a assistente cleptomaníaca de Bennie, um executivo da indústria musical, e seu passado desregrado e seu futuro estruturado parecem tão desconexos quanto as tramas dos muitos personagens que compõem esta história sobre música, sobrevivência e a suscetibilidade humana sob as garras do tempo. (Skoob)


3. O rouxinol: Neste épico passado na França da Segunda Guerra, duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte. (Skoob)


2. No escuro: Com o tempo, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. (Skoob)


1. O palácio de inverno: Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história. (Skoob)

0 comentários:

Postar um comentário