Top 14 de 2014!

3 comentário(s)
Como já é tradição aqui no blog, todo mês de janeiro eu solto um top dos melhores livros que li no ano anterior. Você pode conferir o meu "top" do ano passado, clicando aqui. Então, sem demora, vamos conferir minhas melhores leituras de 2014. Teve muita coisa boa, e, como sempre, foi difícil escolher apenas 14 dentre os excelentes livros nos quais tive o prazer de viajar nos últimos 12 meses (os 14 escolhidos são perfeitos, e vários outros excelentes tiveram de ficar de fora)!

14. Passarinha: um livro extremamente comovente, sobre uma garotinha com Síndrome de Asperger, que tem de aprender a seguir sua vida sem o irmão, que era quem mais lhe ensinava sobre a vida, a protegia e compreendia como ninguém. Muito bem escrito e original, Passarinha, ao mesmo tempo em que é leve, consegue se tornar uma leitura complexa, forte e profunda.

13. O Presente: uma trama que pode parecer simples à princípio, mas que apenas Cecelia Ahern, uma das minhas autoras preferidas, consegue contar com um toque especial, transformando uma história de crescimento pessoal do protagonista, Lou, em uma verdadeira jornada mágica.

12. Incendeia-me (Estilhaça-me #3): finalmente pudemos acompanhar o desfecho dessa trilogia maravilhosa, que tem um pouco de tudo, romance, drama, ação, fantasia, e, claro, muita guerra. Uma distopia que consegue ser original e que nos conquista por apresentar personagens tão bem construídos, dos quais já estou com saudades.

11. Escravas de Coragem: um dos livros mais emocionantes que já li, conta a história de Lavínia, que durante a travessia entre Irlanda e EUA, é separada dos pais e, então, levada à uma fazenda, na qual se torna uma escrava branca. Recebendo o amor e o apoio dos negros, ela também se aproxima dos filhos do patrão, devido à cor de sua pele. Muito mais do que sobre escravidão, o livro é sobre as relações humanas mais complexas e sobre as escolhas que a vida nos apresenta. 

10. Não brinque com fogo: Assim como no ano anterior, eu não poderia deixar de fora um thriller de John Verdon, protagonizado por Dave Gurney. Desta vez, a trama gira em torno dos crimes cometidos pelo psicopata Bom Pastor, que agia dez anos atrás, mas que nunca foi pego. O autor consegue, mais uma vez, prender o leitor e inovar, em uma trama de mistérios do início ao fim.

9. Dançando sobre cacos de vidro: esse é aquele livro que toca nosso coração e nos lembra dos motivos pelos quais amamos tanto ler. Não há muito como descrever, basta dizer que é uma lição de vida e amor, e todos deveriam ler esse livro ao menos uma vez na vida.



8. Esconda-se: a autora Lisa Gardner sabe construir histórias fortes como ninguém. Desta vez não é diferente. Temos aqui mais um crime tenebroso sob os cuidados de D. D. Warren. Para quem gosta de tramas policiais fortes e complexas, este é o livro!

7. Seis anos depois: Eu sei, eu sei. Muitos livros de susense nesta lista! Mas a verdade é que sou grande fã do gênero, e não poderia deixar de fora alguns representantes, principalmente de meus autores preferidos, como Harlan Coben. Li mais alguns livros dele este ano (e já estou lendo outro neste início de 2015! haha), e posso dizer que com Seis Anos Depois ele se reinventou como autor. Não apenas nas questões investigativas e nos mistérios, mas também no drama de seus personagens. Livro excepcional!

6. Vinte garotos no verão: Se esta lista já teve muito suspense, daqui pra frente virão muitos e muitos dramas. Li tantos bons representantes desse gênero em 2014, que foi difícil dizer o melhor, e a lista, de agora até a primeira posição, é quase um empate técnico. E, sim, apesar do título sugerir que Vinte garotos no verão é uma leitura despretensiosa para adolescentes, é na verdade um drama sobre o luto, a amizade e o recomeço. E, claro, sobre vidros do mar.

5. Amaldiçoadas (As Crônicas das Irmãs Bruxas #2): Li os volumes 1 e 2 desta série no ano anterior, e escolhi um deles para representá-la nesta lista. Gostei bastante de ambos, mas acho que o segundo conseguiu ser ainda melhor. É uma série sobre feitiçaria, que mescla ficção com pinceladas históricas, sobre a época de caça às bruxas na Nova Inglaterra, e três irmãs que tem de lutar para controlar e esconder seus poderes. 

4. Amigas para sempre: Todos os anos eu leio pelo menos um livro da Kristin Hannah, e, todos os anos, ela me faz chorar. Mais uma história emocionante, com as características mais marcantes da autora que eu tanto admiro: histórias simples, tramas que poderiam acontecer com qualquer um de nós, mas que conquistam pela profundidade dos dramas, pela excelente construção dos personagens e os laços entre eles.

3. A chave de Sarah: Eu sei que já disse isso, mas preciso enfatizar que este e os próximos dois livros desta lista estão empatados. É impossível escolher o melhor, e os classifiquei apenas para cumprir os padrões aqui do blog. A Chave de Sarah é um dos melhores livros que já li na vida. Extremamente intenso, ele comove e prende desde a primeira página, contando a história de uma garotinha judia que é presa pela polícia francesa junto dos pais. Mas ela leva junto de si um segredo: deixara o irmãozinho trancado em um armário escondido na casa. Tudo o que ela agora tem é a chave para libertá-lo e a promessa de que irá arrumar um jeito de voltar para ele.

2. Querida Sue: Um romance histórico comovente, escrito completamente em cartas, e que se passa em tempos de guerra. O amor de um leitor americano por uma escritora que vive na Ilha de Skye, na Escócia. Suas correspondências se tornam cada vez mais intensas, à medida em que eles precisam um do outro para aguentarem as dificuldades de suas vidas e as tristezas das guerras. Repleto de desencontros e sentimentos profundos, é um livro simples, porém, maravilhoso do início ao fim.

1. A menina que roubava livros: Este é um livro que eu havia começado diversas vezes em anos anteriores, mas acredito que não estava pronta para todas as suas camadas. Como nesta lista entram os livros que eu li no ano, independente de quando foram lançados, eu não poderia deixar de incluí-lo, visto que ele mudou minha vida como leitora e autora. Embora eu já o conhecesse há tempos, foi em 2014 que concluí sua leitura, e ele me comoveu e conquistou de todas as formas possíveis. Narrado pela própria Morte, ele mostra dramas humanos, e como as pessoas escapam dos braços fatais da narradora, enquanto a guerra a faz ter trabalho extra, com muitas almas para levar. Nem todas são tão leves como talvez seja a de Liesel, a pequena ladra de livros, que deixa a Morte curiosa desde o primeiro encontro que elas têm, em um trem, na Europa em tempos de guerra.

E vocês, quais suas melhores leituras de 2014? 
Espero que tenham gostado das dicas deste post. Boas leituras para todos nós, e que, em 2015, ainda mais títulos lindos entrem para nossas listas!

3 comentários:

Lorrane da Silva disse...

Olá! :)
Desses livros eu só li Passarinha, (e a-m-e-i! <3) e Dançado sobre cacos de vidro! :3 Livros incríveis!
Estou com muita vontade de ler O Presente!
Eu também fiz um top com as minhas melhores leituras! Se quiser, dá uma olhada: http://dreams-books-love.blogspot.com.br/2015/01/top-10-melhores-leituras-de-2014.html

Beijos! :*

Anônimo disse...

Comprei a A menina que roubava livros ainda não li, mas estou ansiosa para ler

Anônimo disse...

Sou apaixonada pelo livro A menina feita de espinhos!

Postar um comentário