Resenha: Reconstruindo Amelia

1 comentário(s)

“Tinha uma tarefa e iria cumpri-la. Era o mínimo que devia à filha”.
                                                                                                                       
Quando eu comecei a ler Reconstruindo Amelia, confesso que fiquei o tempo todo me lembrando de outras obras de suspense adolescente que tinham similaridades com o livro em questão. As semelhanças eram tantas que eu realmente pensei que a autora teria se inspirado em livros de sucesso do gênero e criado, a partir de suas referências, a sua própria história, o que é algo bem interessante. As maiores similaridades, apenas para citar algumas, seriam obras literárias como as séries Pretty Little Liars e Gossip Girl.
Porém, ao avançar na história, percebi que a autora acabou se distanciando dessas obras que eu imaginei como referência, tendo desenvolvido sua trama de forma bastante peculiar.
Tendo ou não as fontes de inspiração que apresentam semelhanças com seu texto, Kimberly McCreight tem uma ótima história nas mãos.
Todo o mistério envolvendo a morte de Amelia chamou minha atenção desde o início e realizei a leitura com bastante interessante e de forma rápida, ansiosa por saber seu desfecho e quais reviravoltas encontraria pelo caminho.
Após ser chamada para ir até a escola da filha Amelia, de quinze anos, Kate, que estava em reunião, acaba se atrasando. Porém, quando finalmente chega ao colégio, já não é mais devido ao fato de que a filha levara uma suspensão. Ela havia se suicidado.
Extremamente infeliz e perturbada com o acontecimento, Kate não consegue acreditar que a filha tiraria a própria vida. E essa suspeita se torna ainda mais real quando ela recebe uma mensagem de texto anônima dizendo exatamente isso.
Com a ajuda de amigos e profissionais, Kate começa a investigar a vida da filha, a fim de buscar por algum segredo que tenha levado ao trágico desfecho que lhe custou a vida.
E quanto mais investiga a vida de Amelia, mais Kate descobre que havia muito que a jovem não lhe contava.
Envolvendo assuntos como namoro, amizade e clubes de escola, com o bullying e os trotes perigosos que os permeiam, o livro é um retrato do quanto a adolescência pode ser difícil e de como os relacionamentos entre mães e filhas precisam ser baseados em confiança. Bastante real, ágil e repleto de suspense, Reconstruindo Amelia é um excelente thriller adolescente, que será apreciado tanto pelos filhos quanto pelos pais.
A obra conta com elementos que tornam seu desenvolvimento bastante dinâmico, como a transcrição de postagens em redes sociais e conversas entre os personagens por meio de mensagens de textos, além de alterar a voz narrativa entre os capítulos.
Com personagens fortes e uma história bem construída, a única ressalva quanto ao livro fica para seu final, que acabou deixando um pouquinho a desejar para mim, mas que certamente tem agradado muitos leitores. E, independente disso, a história como um todo vale muito a pena.

Trecho: “Eu te odeio!!! As três palavrinhas gritaram do centro do quadrado rasgado de uma folha de caderno. Kate sentiu um aperto no peito. Alguém tinha escrito aquilo para Amelia? As letras pareciam tão furiosas, tão grossas e pontiagudas, como se alguém tivesse posto todo o peso contra o lápis. Não fazia sentido algum. Amelia não era o tipo de menina que alguém odiava” (Pág. 85).


Informações:
Título: Reconstruindo Amelia
Autora: Kimberly McCreight
Gênero: Suspense
Editora: Arqueiro
Páginas: 352

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

1 comentários:

Joh disse...

parece bem interessante. Nunca li os livros que vc citou como semelhantes, mas já vi as séries, e elas me agradam....ou seja, esse livro deve ser perfeito pra mim, eu acho. Valeww

Postar um comentário