Resenha: O livro do amanhã

3 comentário(s)

“Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade”.

Como boa fã da escrita de Cecelia Ahern, não posso deixar de dividir com vocês minha opinião sobre O livro do amanhã, sua obra que li mais recentemente.
Mais uma vez, Cecelia me fisgou com personagens carismáticos, situações inusitadas e uma escrita leve e cômica, que nem percebi passar.
Na obra, acompanhamos a história de Tamara, uma adolescente rebelde e mimada, que não dava valor à boa vida que tinha em Dublin. Casa de luxo de frente para o mar e todas as mordomias que se possa imaginar não eram suficientes para ela.
Tudo muda quando a jovem encontra o pai morto no escritório, e ela e a mãe descobrem que ele deixou uma dívida enorme para elas e que terão de abrir mão da casa e de todo o luxo em que vivem.
Assim, Tamara e a mãe mudam-se para o interior para viver com um casal de tios, em uma antiga guarita de um castelo.
Cercada pela tristeza de ter perdido o pai, de ver a mãe tão desolada com a situação, e de ter abandonado sua antiga vida luxuosa e seus amigos, Tamara passa agora seus dias entediada no campo, além de não se dar muito bem com os tios que a acolheram.

“Tenho montes de ações pelas quais preciso me perdoar. Vou levar tempo para conseguir. Agora, me alegro quando acordo e vejo que existe um amanhã. Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser” (Pág. 16).
                                                                                                                                                                   
Nos fundos da guarita onde ela agora vive, há as ruínas do castelo, que guardam muitos segredos, e, aparentemente, uma triste história, que levou aquelas paredes antes majestosas a virarem destroços.
Assim, Tamara ocupa-se ao passar momentos andando pelos terrenos da propriedade e explorando as ruínas do castelo, além de tentar bolar um plano para fazer sua mãe se sentir melhor. Até que duas pessoas importantes entram em sua vida.
Uma delas é a Ignatius, da qual não falarei muito para não estragar a surpresa. Mas posso dizer que ela é uma das minhas personagens preferidas, que desenvolve uma bela amizade com Tamara.
O outro personagem que muda a vida de nossa protagonista é o Marcus, que, num belo dia, bate à porta da casa em que Tamara vive, trazendo consigo uma biblioteca itinerante.
Não apenas salvando-a momentaneamente do tédio, a biblioteca móvel de Marcus é a responsável por apresentar Tamara ao “livro do amanhã”, um diário que possui anotações misteriosas, escritas pela própria Tamara de forma quase mágica.

“Tão logo abri a capa, vi desaparecerem as palavras do dia anterior, como se o novo dia tivesse esgotado a tinta, e no lugar delas a caligrafia perfeita – minha caligrafia perfeita – começou a aparecer em curvas e linhas, palavra após palavra, tão rápido, que eu mal conseguia acompanhar seu ritmo. A primeira linha me deixou nervosa” (Pág. 224).

Com o tempo, mais alguns personagens entram na história, aumentando seus mistérios e as indagações de Tamara. Aquele lugar em que agora ela vive guarda muitos mistérios, assim como o livro que agora ela possui.
Determinada a encontrar respostas e a reencontrar a felicidade, Tamara passa por uma jornada de autodescobrimento e aprendizado, permeada pela escrita encantadora de Cecelia Ahern, que sabe contar uma bela história de forma poética, mágica e muito bem-humorada. Vale a pena conferir.

Trecho: “Todas as árvores que ladeavam a estrada viraram a cabeça para me encarar. Se homens vestidos de armadura aparecessem, a galope, em minha direção, não estariam deslocados. A propriedade impregnava-se de história abarrotada de fantasmas do passado e, agora, ali estava eu, apenas outra pessoa pronta para contar a sua. As árvores haviam visto tudo isso, no entanto, mantinham-se interessadas e, quando soprou a leve brisa de verão, as folhas sussurraram umas com as outras e emitiram os sons de lábios que cochichavam sem jamais se entediar com a jornada de outra geração” (Pág. 42).


Informações:
Título: O livro do amanhã
Autora: Cecelia Ahern
Gênero: Romance
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368


Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.


3 comentários:

Profano Feminino disse...

Gostei da sua resenha, acho que esse livro vai ser minha próxima leitura. Tô precisando de algo leve e divertido. =)

www.profanofeminino.com

Anônimo disse...

A história se passa em Dublin? Hum me interessei pois me interesso em conhecer essa cidade, hehehe. Ruínas, castelos? Nossa, não imaginava que fosse interessante assim, enfim, adorei detalhes como esse e sua resenha como um todo. Chego na conclusão que o livro é mais interessante do que eu imaginava (na verdade imaginava um livro ruim...só não me pergunta porque eu pensava assim, hehe).

Fabiane Ribeiro disse...

Oi meninas, td bem?
Obrigada pela visita ao blog!

Fernanda,
na verdade, são pouquíssimas cenas em Dublin, pois logo a personagem se muda para o interior... mas tem outros livros da Cecelia que se passam lá!!

Beijoss

Postar um comentário