Resenha: Rip Tide - Maré Bravia

1 comentário(s)

“O primeiro demo não disse nada, sem dúvida ainda decidindo se me deixaria viver”.

Rip Tide – Maré Bravia é o segundo volume da série Dark Life, da autora Kat Falls.
Mais uma vez, nos vemos cercados pelo absolutamente fantástico mundo projetado por Falls, tanto fora quanto dentro da água, com direito a navios afundados, lutas contra criaturas terríveis das profundezas e fugas perigosas em submarinos nada amistosos.
O jovem protagonista Ty, e sua companheira (amiga colorida, pode-se dizer), Gemma, desta vez enfrentam perigos maiores.

“– O oceano está cheio de coisas aterrorizantes – disse finalmente. – Assim como a lula ‘diabo vermelho’” (Pág. 33).

Os pais de Ty são pioneiros do fundo mar, tendo explorado o Território Bêntico para cultivar mantimentos em sua fazenda submarina, onde vivem em prosperidade.
Por outro lado, na superfície, existem pessoas mais desafortunadas. Os chamados demos – excedentes da explosão demográfica – não têm muitos direitos adquiridos e, quando a ração que recebem se esgota, acabam passando grandes necessidades. Eles vivem em navios-cidade, chamados comunas, onde pessoas de todas as idades estão fadadas à fome e miséria, estando à mercê do governo.
Os pais de Ty resolvem fazer um acordo com as comunas e vender suplementos a elas. Contudo, no momento da entrega das mercadorias, eles são sequestrados e a vida de Ty torna-se um pesadelo.
Sem saber a quem se aliar e em quem confiar, ele parte para Rip Tide com Gemma, para começar a investigar o desaparecimento dos pais, saber quem está por trás disso tudo e quais os motivos para o sequestro. E, claro, o mais importante, se eles ainda estão vivos.
Ty conta com seu Dom Abissal (biossonar) para ajudá-lo em vários momentos, assim como com a amizade e a lealdade de Gemma.

“Depois de prender o cabo do vagão ao meu cinturão de mergulho, tomei impulso até o pedaço de avião coberto de algas, mas parei bruscamente quando dezenas de sombras enormes passaram por mim. Usando o meu Dom Abissal, disparei um sonar na direção das sombras e vi mentalmente que eram cações-de-espinho – tubarões, sim, mas não uma ameaça para os humanos. De qualquer modo, eu não gostei da maneira frenética como nadavam – como se estivessem fugindo” (Pág. 4).

Ao longo dos capítulos, vamos descobrindo mais sobre a precariedade da vida dos demos e como essa segregação social existente na terra após a elevação oceânica pode ser fatal.
Algumas comunas são misteriosamente afundadas, fazendo com que inúmeras vidas sejam perdidas. Toda essa calamidade pode conduzir Ty e Gemma a encontrar respostas sobre o sequestro dos pais dele, assim como a descobrir quem está afundando os navios e trazendo morte às profundezas oceânicas.

“Então, ela me pegou de surpresa quando se lanou sobre a borda do penhasco e flutuou no interior do vale abaixo. Seguindo em sua esteira, desci pela parede do penhasco, onde uma grande quantidade de anêmonas-do-mar coloridas povoavam os degraus enquanto caranguejos azul-neon escapuliam por baixo. Um pouco além do meu alcance um cardume de caranhas douradas disparou numa coordenação precisa” (Pág. 185).

A narrativa em primeira pessoa é ágil, evidenciando as ações e os pensamentos do corajoso Ty. O final do livro é surpreendente em vários aspectos e faz com que o leitor sinta vontade de ler a continuação e acompanhar ainda mais a vida nas profundezas.
A cena mais assustadora em minha opinião é quando Ty vê-se em guerra contra crocodilos de água salgada – feras com mais de uma tonelada. Isso só prova que nesta trama tão bem arquitetada, o perigo realmente está em todo lugar.

Trecho: “Mas onde estava a terceira orca? Recebi a minha resposta quando o oceano explodiu próximo a nós e a orca preta e branca atirou-se para fora da água. Fiquei paralisado, hipnotizado por aquele corpo imenso saindo da água. Por um momento interminável, o enorme animal pareceu pairar no ar, e depois, como se recuperasse a velocidade normal, caiu sobre a lateral. Em meio à cortina de borrifos, a orca mergulhou por baixo das ondas, deixando-nos ensopados” (Pág. 55).


Informações:
Título: Rip Tide
Subtítulo: Maré Bravia
Autora: Kat Falls
Gênero: Ficção, Aventura
Editora: Ciranda de Letras (Coleção Jovem Leitor)
Páginas: 288


Borboletas azuis:



Agradecimentos à editora Ciranda de Letras, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.


Confira a resenha do primeiro volume da série, Dark Life - Vida Abissal, neste link.

E clique aqui para ler uma entrevista exclusiva com a autora Kat Falls para o blog Reino Xadrez.



1 comentários:

Lu ID disse...

Eu ainda preciso ler o primeiro livro, mas achei a temática interessante, parece que daria um bom filme. Valeu pela dica!

Postar um comentário