Resenha - Starters

14 comentário(s)

Starters é um livro interessante, com cara de sucesso.
A capa, o título, a sinopse, tudo funciona na obra.
Com uma linguagem fácil, fluida e jovem, a autora Lissa Price consegue agradar e, o principal, foge do “mais do mesmo” que estamos encontrando em livros YA no momento.
A narrativa se dá em primeira pessoa e já começa com Callie indo conhecer a Prime Destinations, empresa que realiza um serviço, digamos, diferente: os adolescentes (Starters) vão até lá e alugam seus corpos para Enders (idosos), para que estes possam desfrutar de corpos jovens, que os permitam voltar a fazer coisas que já não mais podiam, como esportes radicais, por exemplo.

“Ela tem a oportunidade de ser você. – Ele mostrou as palmas e as girou. – Você conhece os implantes que permitem a pessoas que tiveram as mãos amputadas movimentarem as próteses substitutas? Elas simplesmente pensam no movimento e ele acontece. É muito parecido” (Pág. 17).

A empresa é suspeita, assim como os Enders que nela trabalham, porém, Callie precisa muito do dinheiro. Ela e o irmão se tornaram órfãos e desabrigados, e vivem pelas ruas fugindo, na companhia do fiel amigo Michael.
A Guerra dos Esporos matou todos os adultos do mundo, restando apenas as pessoas com menos de dezesseis anos e com mais de sessenta, pois foram vacinadas. Como Callie e o irmão não têm um Ender que possa abrigá-los, restam apenas as ruas (os abrigos terríveis criados para os Starters desabrigados não são uma opção considerável).
Portanto, pensando no irmão, que é a única família que lhe resta e que está com saúde frágil, Callie aceita a proposta da Prime Destinations e aluga seu corpo para que Enders o desfrutem.
Mas não é tão simples assim. Em um dos aluguéis que ela realiza, começam a acontecer coisas estranhas. Ela desperta antes do tempo combinado, no local em que a inquilina a havia levado e, o pior, ouve uma voz estranha em sua cabeça.

“Eu poderia voltar ao banco de corpos. Não era isso que queriam que eu fizesse? Mas a Voz, ‘Não retorne a Prime’, parecia muito sinistra. Estremeci. O que aconteceria comigo se eu voltasse?” (Pág. 97).

A partir daí, Callie está consciente e em seu próprio corpo, mas passa a fingir ser, por dentro, a Ender que o alugou, pois, aparentemente há um plano sinistro em que ela está envolvida sem saber. Há também os momentos em que a Starter volta a perder a consciência e a inquilina realmente retoma o poder sobre o corpo jovem. Mistérios e segredos fazem parte da trama. Assim como há também um pouco de romance, aventura e suspense, em um mundo distópico e sem adultos, o que, por si só, já é estranho.
O livro prende a atenção e deve agradar leitores de várias faixas etárias, apesar de ser voltado ao público jovem. O final, além de satisfatório, deixa um gancho interessante para a continuação, e o principal pensamento que fica após o término da leitura é: “nem tudo é o que parece”.

Trecho: “Qual era o caminho que levava de volta a meu carro? Eu estava desorientada. A última coisa que eu desejava era me aproximar do banco de corpos. Após alguns momentos, consegui me lembrar do caminho que havia feito e segui em direção ao norte. Logo adiante, em meio à multidão de Enders, três semblantes familiares vinham em minha direção” (Pág. 262).

Informações:
Título: Starters
Subtítulo: Sobreviver é apenas o começo
Autora: Lissa Price
Gênero: Ficção, Distopia
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368


Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

14 comentários:

Cristiane Dornelas disse...

Adorei esse livro, mas ainda não li o meu :S
Queria ver se lia...A história é bem interessante e me ganhou na primeira resenha que li...e nem tinha saído no Brasil ainda! Mas venho deixando ele de lado e nem sei porque. Tenho que pegar e ler o meu!!!

Folhas de Sonhos artesanatos disse...

Acho que deve ser interessante mesmo, essa história. Gostaria de ler um dia. E a capa é muito boa!

Ah, tem novidade no meu blog: os preços dos trabalhos artesanais baixaram, por causa do Natal! Tem potinhos de vidro por R$ 10, e muito mais. Dê uma olhada e se gostar, divulgue ;)

abração,
Luciana
Folhas de Sonhos artesanatos

Natália Rocha disse...

Tenho lido muito sobre esse livro, opniões bem positivas até. Acho a história interessante e tua resenha cheia de trechos me deixou ainda mais curiosa para lê-lo. Ah, e saber que a narrativa é em primeira pessoa contou alguns pontos mais a favor, rs.

Unknown disse...

Li muitas resenhas desse livro, mas confesso que esse tipo de leitura não me interessa tanto, apesar de não negar que deve sim ser um bom livro.

fabdosconvites disse...

Oi Fabiane, eu também gostei do livro e espero ler a continuação, tomara que lancem logo.
Bjx, Rose.

Carolina Ribeiro disse...

Logo quando lançou não me interessei pelo livro devido ao assunto. Parece que virou modinha livros com um enredo mais futurístico.
E parece que vai ter continuação!!

http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

Amanda disse...

Ótima resenha!Cada vez que leio uma resenha de Starters fico mais interessada em ler este livro! E ainda tem continuação, vou pirar!
Um abraço.
Amanda Ramos

Cris Aragão disse...

A capa desse livro é uma das mais bonitas que eu já vi, estou esperando ansiosamente pela continuação para poder ler os dois de uma vez.

Olyvier disse...

Estou super curioso para ler esse livro, além de estar meio que com o pé atrás, não sei se vou curti muito essa estória :(

Beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

Unknown disse...

Já tinha visto essa por aí, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. Parece ser bem interessante, fiquei curiosa pra ler.

Unknown disse...

LER ESSE PEQUENO TRECHO DEU VONTADE CONHECER O LIVRO TODO... TA MUITO BONITO SEU BLOG FABIANI, CONTEUDO BACANA E INSPIRADO. ABRACOS!

Tabata Gomes disse...

Adorei a resenha, já li o livro e amei, apesar da curiosidade que estou pelo proximo hahaha

Pamela Mendes disse...

quero muito ler esse livro, ja ouvi falarrem muito bem dele e eu amo distopia
acho que devo gostar desse

Willian disse...

Ouvir muito bem desse livro e depois dessa resenha bem elaborada, vou ter que ler com certeza

Postar um comentário