Resenha - Cuco

5 comentário(s)

Cuco é um livro perturbador.
Desde a frase na capa (Seu primeiro erro foi convidá-la a entrar...) até o último capítulo (principalmente nele).
Podendo ser classificada como suspense, a obra representa tal gênero de forma sutil, sem grandes sustos ou mesmo surpresas. Entretanto, a tensão arquitetada brilhantemente pela autora permeia a narrativa o tempo todo, entremeada a cenas de violência psicológica. Nada é explícito, e é exatamente por isso que você vai se sentir perturbado do início ao fim.
O título é inteligente e completamente pertinente à obra. Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos...
Em determinado momento da narrativa, fechei os olhos, respirei por um instante, lembrei-me do título e falei: “Agora”.
A trama apresenta-nos Rose, uma mulher casada, mãe de duas filhas, que acaba de terminar a reforma da bela casa que comprou, e vive uma vida pacata e feliz ao lado do belo marido e das meninas no campo.
Um telefonema traz a Rose a triste notícia de que sua melhor amiga, Polly, ficara viúva. Solícita, ela oferece a Polly que volte ao Reino Unido (já que estava vivendo na Grécia com o marido) e fique em sua casa por um tempo até acertar as coisas e decidir o que fazer da vida.
Mas Polly é tão... Polly.
Ela chega com seu ar de viúva devastada, mas não convence o leitor nem por um instante.
Convence somente a Rose (e o passado delas é tão intenso que você é capaz de compreender a afeição entre as “amigas”).
Coisas estranhas começam a acontecer na casa, até mesmo alguns desastres familiares. E, se as evidências levam a crer que Polly tenha feito algo intencionalmente, para Rose o que importa é a amizade e a confiança que deposita na pobre amiga que está passando por um momento tão difícil.
Obviamente, para que a trama encontre seu ápice, essa situação precisa mudar, mas até lá, talvez, a narrativa pode se tornar um pouco cansativa para alguns, já que o livro é extenso e possui passagens pouco agitadas em alguns momentos. Eu, particularmente, achei que tudo isso foi um grande mérito para a construção sólida dos personagens e para a manutenção da tensão que ronda o livro todo.
E o mais interessante é que essa tensão não é quebrada quando o livro termina. O final é tão arrebatador, que parece que aquele clima de suspense vive nas páginas de Cuco. O final é do jeito que deveria ser, é fiel aos personagens, e faz com que cada página tenha valido a pena. Ele não é bonito, contudo, é real para o universo da história.
Julia Crouch teve uma excelente estreia como romancista por meio desse livro, e, sem dúvidas, eu ficarei de olho em seus próximos lançamentos. Senti-me totalmente presa à trama.
É como se os personagens existissem. Eu torci tanto por Rose, mas também cheguei a desprezá-la em certas passagens do texto. E Polly... bem, à Polly eu sempre lançaria aquele olhar desconfiado, escondendo no fundo da minha visão as seguintes palavras: “o que você está tramando desta vez?”.

Trecho: “Ali, com a caligrafia enérgica e clara de Kate, havia cinco palavras: Mande-a embora de sua casa. Rose dobrou o pedaço de papel e guardou-o na gaveta de seu criado-mudo. Era uma boa prescrição, mas achou que devia guardá-la para si, por enquanto” (Pág. 322).

Título: Cuco
Autora: Julia Crouch
Gênero: Ficção, Suspense
Editora: Novo Conceito
Páginas: 464

O famoso pássaro:


Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

5 comentários:

Vivi disse...

Nossa, arrebatadora foi sua resenha, Fabi, parabéns! Como sempre, acho que ela é melhor q o próprio livro, haha,
Mas confesso que fiquei curiosa e com vontade de ler, apesar de longo, parece valer muito a pena. Já li resenhas positivas e negativas deles. Espero poder tirar minha própria conclusão.E a sua resenha foi a mais explicativa até agora, en
tão parabéns mesmo. Ah, que fofo o pássaro cuco, nunca tinha visto hahahah. Bjs

Carolina Ribeiro disse...

Já tinha visto outras resenhas sobre o livro e todas muito positivas. Adorei sua resenha e minha curiosidade para lê-lo só amentou :)

http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

Cris Aragão disse...

Eu estou cada vez mais entusiasmada para ler esse livro. Parece ser realmente tenso e o aspecto que você apontou como o que pode cansar alguns leitores eu acho que é o maior atrativo do livro.

Fabiane Ribeiro disse...

Oi meninas!
Que bom que a resenha aumentou a vontade de vocês de ler o Cuco! Essa é a intenção haha... e, pelo menos pra mim, a leitura valeu muito a pena! Acredito que vocês também irão gostar.

Beijos!

mariana alves disse...

Eu já li várias resenhas positivas sobre este livro e estou muito ansiosa para lê-lo, amei sua resenha.

Postar um comentário