Histórias leves como o vento mas tocantes como a tempestade, do autor português Pedro Silva

3 comentário(s)
Meu querido colega de Portugal, Pedro Silva, autor com mais de 50 títulos lançados, surpreendeu-me ao dar-me o prazer de ler um de seus belos textos. Gostaria de dividir com vocês minhas opiniões.


Histórias leves como o vento mas tocantes como a tempestade tem tudo de seu título e um pouco mais.
O autor inicia caracterizando e explorando com maestria o caráter de seus personagens, de forma individual, para, posteriormente, juntá-los na narrativa.

Dentro dele [automóvel], desligada do mundo exterior que a fitava com olhar invejoso, aquela jovem que recentemente suplantara a barreira da maioridade, sentia-se de tal forma única que nem se preocupava em descobrir se era única na multidão ou única na solidão.


Os outros textos presentes no livro são também grandes joias e vários destacam-se pela profundidade e, ao mesmo tempo, simplicidade, com que são narrados.

Como em tudo na vida, há uma altura onde as pessoas sentem que, acima de tudo, deixaram de o ser, passando efectivamente a um mero conjunto orgânico com um ritmo de vida repetitivo e desgastante (Conto "Ficção")

Os tempos passados, na minha infância, com a minha mãe, são já parte do passado, mas as lembranças continuam vivas na minha memória. Todas as nossas alegrias e tristezas, enfim tudo o que de bom ou mau nos aconteceu é algo que nunca se apagará da minha alma (Conto "Filho és...")


E ainda podemos embarcar em aventuras portuguesas...

Corria o ano de 1639, século XVII portanto, e Portugal vivia tempos muito conturbados, sobretudo com a perda de independência para os reis de Espanha e pelo crescente aumento dos impostos. Após ter atingido o auge de riqueza e poder na segunda metade do século XVI, o Império Português começa a sentir dificuldades a partir de 1578 quando, por culpa do destino trapaceiro, D. Sebastião (monarca jovem e sem descendentes) morre na Batalha de Alcácer Quibir, juntamente com milhares de soldados portugueses, onde havia ido tentar conquistar África (Conto "O Quebrar do Jugo")


Parabéns, Pedro e obrigada por compartilhar a obra com esta sua colega do Brasil!



3 comentários:

Viviane disse...

Muito chique seu blog, com entrevistas internacionais.
Adorei conhecer mais do escritor português!

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Vivi!!
Obrigada pela visita e por conferir o post sobre o Pedro Silva!

Abraços!!

Cris Aragão disse...

Tem gente que compra livro pela capa, eu compraria esse pelo lindo e poético título.

Postar um comentário