Dica Nacional: Maribell Azevedo, autora de "Amor no Ninho"

8 comentário(s)
As "Dicas Nacionais" são sempre muito especias aqui no Reino Xadrez (confira a lista com todas as dicas clicando aqui). E hoje trazemos um post especial sobre o trabalho da autora brasileira Maribell Azevedo.


Entrevista com a autora:

1. Muito obrigada pela entrevista. Comece nos contando um pouco sobre seu livro “Amor no Ninho”.
Amor no Ninho conta a história da órfã Marina, uma menina que vive em Londres e aos 8 anos é adotada por um casal que já tinha 3 filhos mais velhos. Ela é muito bem recebida por todos e desde o início percebe que sente algo muito especial por seu novo irmão, Daniel. Mesmo com uma relação puramente fraterna, com a convivência e o passar do tempo, o sentimento cresce, gerando vários conflitos e surpresas.

2. Como foi a escolha do título e o que ele representa na história?
Procurei um título que simbolizasse bem a obra, um dia estava lendo um artigo na revista Veja, quando vi essa frase “Amor no Ninho” e imediatamente me saltou aos olhos. Pois é isso que procurei mostrar no livro, amor em família, amor no lar, a importância desse sentimento entre pais, filhos, irmãos, amigos e claro, entre homem e mulher.

3. Como você vê o mercado editorial para jovens escritores?
Um desafio e tanto! Um mercado que vai exigir bem mais que um bom texto, uma editora que acredite no seu trabalho e um marketing bem trabalhado serão essenciais. A desigualdade entre o consumo de literatura nacional e a de massiva literatura estrangeira que nos é apresentada, é gigantesca. Felizmente percebo que o preconceito do leitor em adquirir livros de autores brasileiros está diminuindo.

4. Fale um pouquinho sobre seus projetos futuros e sobre o relançamento de “Amor no Ninho”. Aproveite para nos dizer qual seu maior sonho enquanto escritora.
Acabei de mudar de editora e estou muito empolgada com essa nova parceria. Esse mês ele será relançado num evento em Fortaleza na Livraria Cultura, onde teremos o apoio de blogs e leitores que desde o início foram super carinhosos com meu livro, fazendo resenhas e comentários muito positivos. Em setembro lanço a continuação "Amor Inteiro" e ano que vem escrevo o 3º e último volume da série.
Para ser sincera, nunca planejei ser escritora, embora ler e escrever sejam paixões cultivadas desde a infância. Ainda estou surpresa que algo que sempre foi um prazer particular, também esteja sendo apreciado por outras pessoas. Acho que meu maior sonho é esse, conseguir tocar os corações dos leitores, enviar uma mensagem que os emocione.

5. Sua formação acadêmica é em Museologia. Você acha que essa profissão exerce alguma inspiração em seus textos? Como isso acontece?
Como museóloga fui treinada para ver além do todo, fui treinada para aprender ver e esmiuçar detalhes em uma obra de arte, buscar significados e detalhes ocultos por exemplo. Acho que trago isso para minha forma de escrever, gosto de descrever cenários, sentimentos e sensações.

6. Quem é a “Maribell não-escritora” e o que ela costuma fazer em seu tempo livre? E, quando se transforma em “Maribell escritora”, qual sua rotina de produção?
A Maribell do dia-a-dia é uma mulher comum. Sou mãe de um menino lindo de 8 anos e tenho mãe e família que procuro dar toda atenção. Moro na Região dos Lagos – RJ, então curto praia e contato com a natureza. Leitura, música e ver filmes fazem parte da minha santíssima trindade da diversão.
No trabalho como sou naturalmente desorganizada, aprendi a me impor prazos. Por exemplo, fiz a meta de terminar a revisão de meu livro esse mês, porém como também sou mãe, filha e dona de casa às vezes fico assoberbada em múltiplas funções. Então se hoje mal consegui digitar ou revisar um parágrafo, amanhã chova ou faça sol, sei que terei de trabalhar duro, nem que entre madrugada adentro. Tenho um contrato a seguir e um compromisso com a editora e leitores que devo respeitar.

7. Deixe um recado a todos apaixonados pelo universo literário.
Nada me emociona mais do que a simplicidade e o talento. As palavras certas, nem sempre são as mais rebuscadas. Usar a palavra certa, no momento certo e fazer a emoção fluir. Esse é o segredo.


Sobre a autora:

A escritora Maribell Azevedo, nasceu no estado do Rio de Janeiro. Museóloga de formação, desde criança gostava de inventar histórias, aptidão que aflorou em sua vida adulta. Autora de sucesso na internet e reconhecida em vários blogs de literatura, em seu 1º livro ela nos apresenta de forma delicada e fluída, uma história que celebra a importância da família, da amizade e onde o amor é o grande protagonista. 


Contatos (clique em cada link para ser direcionado)



8 comentários:

Maribell disse...

Oi, Fabi!
Agradeço muito pelo espaço e carinho. Adorei poder conversarmos um pouco e descobrir mais uma super simpática autora nacional. Em breve espero poder conferir seu livro, desejo todo sucesso!
Bjks...

Lulu disse...

Adorei a entrevista. Eu não conheço nenhum dos autores que vc apresenta no blog, então adoro conhecer mais sobre eles.
Parabéns a vocês, escritoras. Deve ser mto difícil.
Achei que amor no ninho deve ser bem bonito também. Beijoooos

Anônimo disse...

Legal o título Amor no Ninho...parece algo tipo aconchegante kkkkkk, curti o título e a entrevista! bjs
Janna

HONORATO, Sandro. disse...

Fabiane :)
Como vai?
Eu não conhecia a autora ms meus parabéns pela entrevista.
O livro tem uma bela capa e o titulo é bem chamativo :)

Beijos e cuide-se

RIMAS DO PRETO

Lucas disse...

Olá Fabi
a entrevista ficou ótima.
Excelentes perguntas e ótimas respostas!

Fabiane Ribeiro disse...

Olá, queridos!!
Obrigada pelos comentários.
AMEI saber que vocês curtiram a entrevista!
Maribell, eu que agradeço, tbm adorei conhecer vc e seu trabalho!

Grande beijo,
Fabi

NARA DIAS disse...

Estava passando os olhos sinceramente a capa do livro não me chamou muito a atenção, então quase passou batido.... mas acabei parando ao tentar entender o título e fiquei interessada.......

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Nara!
Que bom que o título despertou seu interesse!
Eu tenho bastante vontade de ler o livro da Maribell!!

Um beijo e obrigada pela visita!!

Postar um comentário