Dica Nacional: Lu Piras, autora de Equinócio

11 comentário(s)
Vocês sabem o quanto amo divulgar dicas nacionais. Então, hoje trago uma super especial. Trata-se de uma autora talentosa e batalhadora. Aproveitem par conhecer mais sobre ela e seu trabalho. Confiram a dica: Equinócio, de Lu Piras:


Entrevista com a autora Lu Piras:

1.   Lu Piras, muito obrigada pela entrevista. Comece falando um pouco sobre seu livro de estreia, Equinócio.

Olá, Fabiane! Eu é que agradeço pelo convite e pela oportunidade de falar um pouco sobre meu livro. Equinócio é um romance sobrenatural juvenil-adulto, o primeiro de uma série de 4 livros. Nele, uma garota chamada Clara descobre que sua pacata vida está prestes a virar de cabeça para baixo por causa das pesquisas científicas do seu pai. É neste momento, quando ela não sabe o que fazer, que seu anjo da guarda, Nate, aparece. Tentando protegê-la dos perigos, ele se apaixona por ela. Não é apenas um romance proibido entre um anjo e uma humana, existem muitos segredos nesta história. O livro introduz os personagens e nos apresenta um panorama genérico da história que vai se desenvolver em sequência.

2.  De todos os personagens que você já criou, algum deles tem um significado especial para você?

Todos são muito especiais, desde a protagonista até o personagem coadjuvante que parece passar despercebido, como a vizinha, D. Filó, por exemplo. Todos têm a sua história e densidade. Se eu puder eleger um, escolho o Jonas. Ele começa na trama um pouco apagado e sem muita interferência, mas eu garanto que ele vai surpreender muito.

3.   Quando foi que você decidiu que se tornaria escritora? Qual sua maior inspiração?

Minha decisão aconteceu num momento de reviravolta da minha vida, quando precisei retomar antigos sonhos que deixei no Brasil quando me mudei para outro país. Eu precisava reencontrar meu antigo “eu” e foi na literatura que isso despertou.
Eu sempre gostei muito de escrever.
Minha maior inspiração está no ser humano, na nossa capacidade de produzir originalidade, de criar, de sermos simplesmente humanos. Tão frágeis e tão fortes diante das adversidades. Só quando nos deparamos com elas é que descobrimos essa força. Eu quis usar isso na história de Equinócio e acho que funcionou.

4.   Qual é sua rotina de escrita?

Eu gosto de escrever todos os dias. Se num dia não consigo por uma razão ou outra, já fico mal humorada. De preferência escrevo pela madrugada, quando há mais silêncio, quando sei que não serei interrompida e quando a imaginação flui mais.

5.  Algum projeto literário para o futuro ou mesmo uma continuação para Equinócio? Se puder, conte-nos alguma surpresinha.

Como referi, Equinócio tem continuação. É uma série já terminada. O final ainda está pendente, pois espero o feedback do público para me ajudar nisso. O segundo volume está sendo revisado com muito carinho. Paralelamente, tenho outros projetos literários aos quais vou me dedicar quando Equinócio puder caminhar sozinho.

6.  Você teve um início de carreira diferente, mas muito interessante, tendo feito uma grande divulgação na internet antes mesmo de ter uma editora. Como foi esse processo e quais dicas você daria para quem está entrando no universo literário?

Eu comecei criando o blog para divulgação. Ao mesmo tempo criei um site e comecei a divulgar no twitter, que eu já tinha, mas não usava. Quando descobri a utilidade da ferramenta, não parei mais. Meu facebook que era pessoal se tornou público e direcionado para o livro. De repente, veio a ideia de criar de uma campanha com a petição online. Enfim, a internet é uma ferramenta que, se bem utilizada e gerenciada, pode alavancar muito o começo da carreira literária. O autor desconhecido, iniciante, precisa se expor, sair do seu ninho de escritor e ganhar o mundo. Minha dica para quem está chegando agora é essa. Confie em você e apareça! Procure estar em todas as redes ao mesmo tempo. Sim, seja onipresente nas redes sociais. Parece impossível, mas você verá que, quando você quer algo, acontece.
  
7.   Deixe um recado a todos os leitores do Blog Reino Xadrez.

    Muito obrigada por acompanharem a entrevista e pelo carinho que tenho recebido. É incrível como Equinócio conquistou tantas pessoas antes mesmo de ser lançado. É graças aos blogueiros e leitores que acreditam. Se você deseja mais informações, estou sempre disponível no twitter @LuPiras80, no Facebook, e pelos sites www.equinocioaserie.com e www.wix.com/lupiras/equinocioaserie



Sobre a autora:
LU PIRAS sempre gostou de contar e inventar histórias, transformando pessoas reais em personagens de loucas aventuras. Escreveu seu primeiro romance – uma saga sobre duas famílias durante a Guerra da Crimeia - aos 15 anos numa máquina de escrever Olivetti 1982, presente de seu avô. É advogada por formação e escritora por vocação, por isso, se não estiver com os pés no chão entre os livros técnicos, estará algures, absorta num romance histórico ou sobrenatural. Em suas várias vidas reais, esteve por sete anos em Portugal, trabalhou como jurista, comerciante e artesã de bonecas. Em 2009 se matriculou no curso de Produção Editorial da UFRJ, quando escrever se tornou uma saudável obsessão. A série Equinócio foi concluída em apenas sete meses. Ela diz que foi inspirada pelos anjos. Lu mora no Rio de Janeiro com sua família e sua gata Bria.


11 comentários:

Lu Piras disse...

Fabiane,

Muito obrigada pela entrevista. Adorei as perguntas! É um prazer participar aqui do seu Reino Xadrez, rsrsr!
Nossa literatura está voando mais alto graças a inicitivas de divulgação como a sua.
Meu espaço está disponível para você também. Você sabe. Quando quiser!

Beijocas,

Lu
@LuPiras80
www.equinocioaserie.com

Viviana C. disse...

Nossa, que entrevista linda.
E que lindo esse comentário da autora aqui em cima. Já ganhou meu apoio total!
Realmente, o Reino Xadrez está de parabéns pela iniciativa!

Lu Piras, fiquei encantada com a sinopse do seu livro. Parece lindo e mágico. Um bejooo!

Viviana C. disse...

Ah, e fiquei encantada com a capa tb. Equinocio está todo lindu!

Mandy disse...

A capa é linda e a entrevista foi encantadora.
Ainda não li o livro da autora, mas agora fiquei morrendo de vontade!

BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/

HONORATO, Sandro. disse...

Fabiane :)
Como vai?
Meus parabéns pela entrevista.
Espero que Equinócio seja uma das minhas próximas leituras *--*

Beijos e tenha uma excelente semana

RIMAS DO PRETO

Fabiane Ribeiro disse...

Oi, meus amores!
Obrigada por todos esses comentários lindos. Espero que tenham a oportunidade de ler Equinócio em breve, na verdade, que "tenhamos", tbm estou doida para conhecê-lo!

Lu,
não precisa agradecer.
A literatura no brasil vai crescer enquanto nós, que a amamos, continuarmos de mãos dadas!
Conte sempre!!

Beijos,
Fabi

Marcia Rubim disse...

Pessoal, vale a pena conferir o livro! Equinócio é um primor! A escrita é maravilhosa e a autora, talentosíssima!Parabéns pela linda entrevista!

Bjsss

Marcia Rubim

marcia-rubim.blogspot.com.br

Viviane Ribeiro disse...

Parabéns pela entrevista,adorei a capa do livros e o tema.

Fabiane Ribeiro disse...

Olá,
obrigada por mais esses comentários e visitas ao blog!

Márcia Rubim,
obrigada por expressar sua opinião, também já virei fã da Lu! Parabéns pelo seu trabalho também!

Um beijo!
Fabi

Gi Gouvea disse...

Adorei a entrevista! Essa capa é linda e a história parece ser sensacional! Senti um toque de 'cidade dos anjos' - e se realmente tiver, irei adorar!
Já entrou para minha wishlist!!!!

Beijos

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Gi,
Concordo com tudo o que vc disse!
Que bom que entrou pra sua listinha hehe.

Um beijo!!
Fabi

Postar um comentário