Resenha Premiada: As aventuras de Sherlock Holmes

33 comentário(s)
Em parceria com a Editora Martin Claret, trago mais uma resenha premiada, desta vez valendo um exemplar de "As aventuras de Sherlock Holmes". Confiram a resenha e, no final da mesma, os critérios para o sorteio. Já vou adiantando, vale muito a pena!


Resenha:

Já sou familiarizada com as narrativas clássicas e com os célebres personagens criados por Sir Arthur Conan Doyle, mas confesso que abrir uma nova obra de sua autoria é sempre motivo de grande animação.
As aventuras de Sherlock Holmes é uma obra lançada no ano de 1892 e possui doze contos que narram alguns dos casos da carreira do brilhante Sherlock Holmes a partir de relatos de seu grande amigo, Dr. Watson.
Nas primeiras páginas da obra, encontramos um texto de Casemiro Linarth sobre curiosidades acerca dos personagens criados por Conan Doyle. Enquanto fã de Mr. Holmes, adorei ler cada linha daquele texto. Além disso, ele serve como um verdadeiro resumo para os iniciantes nas leituras de Sherlock, uma vez que fala sobre diversos aspectos do personagem, desde seus parentes até curiosidades, como: vocês sabiam que a famosa expressão “Elementar, meu caro Watson” nunca foi mencionada em alguma das sessenta histórias escritas por Conan Doyle? Na verdade, tal expressão teve origem em uma das peças teatrais que tiveram o personagem como protagonista, sendo posteriormente retomada nos filmes.
Após esse início de grandes esclarecimentos e curiosidades a respeito do universo holmesiano, embarcamos na série de doze contos.
Todos mantêm a tradicional fórmula: narrados por Watson, revelam sempre um caso apresentado a Holmes e toda sua trajetória em busca da verdade.
O mais legal de tudo é que a alma desse personagem criado e admirado há mais de um século está presente em cada um dos contos. Por exemplo, todos sabem que Sherlock Holmes era o mestre dos disfarces. Esse fato aparece em mais de uma narrativa do livro, ajudando-o em diversas partes das investigações.

“Desapareceu em seu quarto e reapareceu alguns minutos depois com a aparência de um clérigo da Igreja Anglicana, afável e simples [...]. Holmes não tinha trocado somente de roupa: sua expressão, suas maneiras e até sua alma pareciam modificar-se a cada novo papel que assumia. O teatro perdeu um ator maravilhoso e a ciência perdeu um pensador brilhante quando ele decidiu especializar-se em assuntos criminais” (Pág. 36).

Além de tudo, a beleza das narrativas está, não somente nas tramas instigantes e bem construídas de cada conto, como, e principalmente, na força do protagonista. Holmes é mantido sempre com um caráter inconfundível e um humor questionável, o que o torna um dos personagens mais queridos e interessantes de todos os tempos.

“Eu disse e repito agora que um homem deve guardar no sótão de seu cérebro tudo o que pode ser útil para ele e o resto armazenar no quarto de despejo de sua biblioteca, onde pode procurá-lo se for preciso” (Pág. 121).

Dos excelentes doze contos dessa coletânea, vários se destacam.
Um escândalo na Boêmia é excelente e muito famoso por mostrar uma trama envolvendo a única personagem feminina capaz de enganar Holmes, a sedutora e perigosa Irene Adler (personagem sempre representada também nas séries e filmes com enredos sobre Sherlock Holmes); A Liga dos Cabeças Vermelhas tem destaque pelo tom de humor presente no caso apresentado; A faixa malhada pelo alto grau de suspense da trama, e O mistério do vale Boscombe por ser um dos que mais evidencia as peripécias e audácias de Holmes quando faz suas investigações a campo.
Entretanto, tenho dois contos preferidos. O primeiro é O homem do lábio torcido, que mostra o desespero de uma mulher ao visualizar, por acaso, seu marido em um prédio suspeito e, posteriormente, ter de lidar com seu desaparecimento e sua possível morte. O que chama a atenção nesse conto é o desfecho, super criativo e elaborado, as deduções de Holmes e, principalmente, o início, uma vez que a narrativa começa de forma diferente das demais. Nas páginas iniciais tudo se passa sem a presença de Holmes, contando apenas com Watson. E a forma como Sherlock se liga à história é divertida e surpreendente.
O outro conto que tornou-se um de meus favoritos é O carbúnculo azul, no qual temos nada mais nada menos que uma pedra preciosa escondida no papo de um ganso que foi vendido para o Natal, tendo passado por diversas mãos. Com certeza, vale a pena conferir.
São doze histórias curtas e rápidas de se ler, mas que, com certeza, têm o poder de gerar grande impacto e despertar, no mínimo, a curiosidade para as demais histórias criadas por Conan Doyle. Não é a toa que Sherlock Holmes e Dr. Watson tornaram-se personagens imortais na literatura, o título é mais que merecido, e quem gosta de ler não pode deixar de conhecê-los mais a fundo. 

Sorteio:

Gostou da resenha? Agora você tem a chance de ganhar um exemplar de "As aventuras de Sherlock Holmes"

Para participar, basta você:
- Ser seguidor público deste blog (vá em "seguidores" na aba lateral).
- Comentar algo válido neste post.
- Deixar no comentário algum contato seu (twitter, facebook, e-mail).

Prontinho! Você já está concorrendo ao livro!

Observações:

- O sorteio será feito pelo random.org, sendo que cada participante será representado pelo número da ordem de seu comentário.
- Cada pessoa só pode participar uma única vez.
- Quem quiser comentar mas não quiser participar do sorteio, basta avisar no comentário, então seu número será automaticamente desconsiderado.
- A capa do livro foi alterada, não é a mesma deste post e sim uma nova versão, mas também é lindíssima.
- O sorteio acontecerá dia 31/05/12 às 21h.


33 comentários:

Anônimo disse...

Resenha maravilhosa Fabi!
Eu adoro as aventuras de Sherlock Holmes e Um escândalo na Boêmia me despertou certa curiosidade.Tem muitos ai não li e agora não posso perder!
Participando.
Beijos.
Ingrid- @cutecherries1.

Sammy disse...

Somente li um livro do Holmes, e me encantei por sua estória e seu modo de desvendar os casos. E esse temos vários, que com certeza devem ser incriveis! A resenha ficou ótima, e os trechos do livro deixam o leitor bem interessado!

Bjs

www.daimaginacaoaescrita.com

Anônimo disse...

Bom, Sherlock Holmes é o melhor detetive da história dos livros de toooooodo mundo, todos os livros de Conan Doyle sao ÓTIMOS, sempre cercado de mistérios, e uma pitada de humor,ao lado do seu parceiro Watson, sempre me deixa querer experimentar suas novas aventuras. Tocendo muitooo!
Nome/Seguidor: Saritha Naara
email: sasspunkk@hotmail.com
Twitter: @SarithaNaara

Cris Aragão disse...

Sherlock Holmes é um personagem que faz parte do imaginário até de pessoas que nunca leram os livros de Sir Connan Doyle, embora o esquema seja sempre o mesmo, um mistério aparentemente insolúvel que o detetive desvenda com sua inteligência e poder de observação inigualáveis, é sempre uma viagem divertida e apaixonante onde o leitor mal pode esperar pela solução do mistério. Eu gosto muito.

Gabe Santana disse...

Adoro o Sherlock !!
Li o primeiro livro de Sir Connan Doyle (Um estudo em vermelho) mais por causa do filme, mas assim que terminei o livro, larguei de mão o filme! As histórias são incríveis !!
Gosto como modo com Sherlock desvenda os mistérios xD
Beijo, beijo

Nome de seguidora: Gabe S.
E-mail: gabi_santana04@hotmail.com

Ana Caroline Zucca disse...

Participandooo!!! Amo Sherlock ! *---------*
E-mail : anacarol709@hotmail
Facebook: Ana Caroline Zucca
Twitter: glitter_ka

fabdosconvites disse...

Oi Fabiane, adoro história com as aventuras deste maravilhoso detetive. Sempre que posso leio. Este eu não conheço ainda, mas com certeza uma ótima leitura para os fãs do gênero como eu.
Bjs, Rose.
fabricadosconvites@hotmail.com

Cida disse...

Oi Fabiane, adorei sua resenha.
Amo Holmes, e adoro ter um encontro com ele nos blogs.

Bjos,
Cida,
http://www.moonlightbooks.net/
cida_895@hotmail.com

Ronaldo Gomes disse...

Oiii Fabii..Adorei a resenha...
E eu sou suspeito pra soltar algum comentário sobre o Sherlock Holmes porque eu sou super hiper ultra fã de tudo relacionado a romance policial e principalmente Holmes...
Já li váriiiiiios livros, e com certeza esse será um dos próximos...
Beijos
Ronaldo - livrosobrelivro.blogspot.com
ronaldo_cullen@yahoo.com

Camila Darc disse...

Olá, Fabiane!
adoreei seu blog,otima resenha, e ja estou seguindo viu? eu tenho um blog tb, mas estou apenas começando, você poderia dar uma ajudazinha lendo a minha primeira resenha, comentando ou seguindo o blog?
Obrigada e de novo parabens.
Beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2012/05/nao-sou-este-tipo-de-garota-siobhan.html

Andressa Bernardes disse...

Eu não sou acostumada com obras mais clássicas, o que li foi aquelas coisas de escola que sinceramente me desestimularam horrores.. porém por ser um livro de contos e Sherlock fique mais fácil para mim.. e pelo que você disse é uma leitura muito boa.. então tomara que eu consiga ler :D
@DessaBernardes
dessarbernardes@gmail.com

Luana Rodrigues Farias disse...

Ai adorei, acredita que eu só ouvi falar dele eu nunca li nada nem o filme eu vi, vergonha total mas é verdade.

Bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sempre ouvir falar que as histórias de Sherlock Holmes eraótimas e, a partir disso, tive muita vontade de ler "As Aventuras de Sherlock Holmes".
Saber que a frase tão conhecida, "Elementar, meu caro Watson" nunca existiu foi algo que me fez quer mais ainda ler os textos para saber como realmente Sir Arthur Conan Doyle retrava a personagem principal. Gostei dos últimos filmes sobre Sherlock Holmes, mas acredito, sempre, que a melhor coisa é ler o livro e viajar a minha maneira para dentro da historia. :)
twitter.com/pattyventura_ / patty.v18@gmail.com

Unknown disse...

Ótima resenha. Sempre quis ler algum livro com o personagem de Sherlock Holmes, embora não tivera oportunidade até então.

Twitter: @MattCanello
Facebook: facebook.com/MattCanello

Nadando em Livros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nadando em Livros disse...

Quero muito ler esse livro O_O amo Sherlock Holmes

Twitter: @FabricioMiran11
Facebook: https://www.facebook.com/fabricio.miranda.98
E-mail: fabricio.belvederesi@hotmail.com

Helo Lizot disse...

Adoro os filmes de Sherlock Holmes, mas ainda não li este livro! Desejo muito tê-lo.
https://twitter.com/#!/HeloLizot
https://www.facebook.com/heloisa.lizot

blah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ellen Mori disse...

Excelente resenha, Fabiane!
Só me deixou mais curiosa ainda para ler os 12 contos.
Já li alguns livros do Doyle, e ele é um dos autores que mais me surpreende com todas as suas táticas de escrita que prendem o leitor do início ao fim. Acho difícil que alguém consiga superá-lo nessa categoria literária.
Ah, e parabéns pelo blog! É sempre bom saber de mais pessoas engajadas nessa arte linda que é a leitura.

https://www.facebook.com/ellen.mori
ellen_mori@hotmail.com

Janaina Barroso disse...

Adoro Sherlock e todas as suas aventuras, e minha filha começou a gostar também e adoraria dar este livro a ela...sou fã de House e vocês sabiam que o criador da série se inspirou em Sherlock Holmes para criá-la??? Uhum eu achei o máximo e ainda virei muito mais fã de House depois disso..beijos!

@Nina_Barroso

Janaina Barroso

j-barroso@ig.com.br

Alessandra Cerqueira disse...

Nunca li nada do Sir Arthur Conan Doyle mas já assisti aos filmes e seriados sobre Sherlock e o primeiro foi o filme O Enigma da Piramide então eu estava na fase passando para a adolescencia e o filme me marcou.
Seria uma excelente oportunidade conhecer mas sobre este intrigante detetive.
=)

Participando da promoção:
inspiracoes_blog@hotmail.com
@Ins_crochet

Abraços

Ju disse...

Eu sou MUITO fã de Sherlock Holmes!! =) Ele é totalmente brilhante!! Quem não se encanta? O conto que mais me atraiu no livro foi O mistério do vale Boscombe. Mas tenho certeza que todos são maravilhosos!!

Beijo!

Ju
entrepalcoselivros@gmail.com

adriana medeiros disse...

Nunca li nenhuma historia do /sherloch, para consertar essa besteira vou ganhar o livro.
drica-dito@hotmail.com
@dricamedeiros

Lais Cunha disse...

Melhor livro de suspense e trama policial não há. Muito boa resenha, por sinal..
laiscunhadias@gmail.com
lalakinha_15ammor@hotmail.com

Malu disse...

Fabi, adorei a resenha.
Adoro livros de suspense e esse parece ser muito interessante.
Estou doida pra ganhar. =)
maluliraw@gmail.com
@liramalu

Giulianna disse...

Nunca li nem um livro do Sherlock, mas vi os filmes e gosto muito, espero ter a chance de ler o livro agora.

giully_lira@hotmail.com

Paulo disse...

Gosto muito desse estilo suspense/policial, ótima resenha. Espero poder conferir de perto.

paulinhoow@gmail.com

Taise disse...

Sempre tive uma paixonite pelo Sherlock. hahaha. Ainda não li esse livro, mas a resenha parece ser muito boa. Sorte pra mim. :D

@taisevalle

Tayane Cristie disse...

AH!! Eu quero muito esse livro! Espero poder ganhá-lo.
Participando da promoção. ;D
E-mail: tay_cristie@hotmail.com

Anônimo disse...

Nossa fazia tempo que eu queria esse livro! que bom que veio uma promoção para eu ganhar :DD

https://twitter.com/#!/carol_schaefer

Beatriz Bastos. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Bastos. disse...

Quero muito participar! Há muito tempo ouço falar de Sherlock Holmes e sempre tive vontade de ler, essa é uma chance. Adorei a resenha, deu mais vontade de apreciar essa obra.
+ @bellatrizfb

Postar um comentário