Resenha - O Espião

6 comentário(s)

O Espião é um livro do consagrado autor norte-americano Clive Cussler, junto de Justin Scott, trazendo mais uma aventura do célebre personagem Isaac Bell.
Antes de ler um livro, eu sempre gosto de saber um pouco sobre a vida do autor. Considerando aqui o mestre Cussler, mais uma vez, o criador explica a criação em si. Além de escritor, ele trabalhou como pesquisador de navios naufragados de importância histórica.
Sendo assim, podemos esperar, sem o risco de frustração, um livro repleto de navios, submarinos, buscas oceânicas, referências históricas, e muito suspense.
A narrativa de O Espião começa com a morte de Arthur Langner, o lendário projetista da Fábrica de Canhões. O ano é 1908, portanto, o mundo vive a ameaça do início da primeira Grande Guerra.
Sendo uma importante peça no desenvolvimento de canhões para os navios couraçados, a morte de Arthur é uma grande perda para a frota americana. Entretanto, tudo indica que o homem não aguentou as pressões que vinha vivendo e acabou cometendo suicídio.
Logo após o ocorrido, sua filha procura a Agência de Detetives Van Dorn, alegando que o pai jamais tiraria a própria vida e que, com certeza, tudo se tratara de uma armação. Quem assume o caso é Isaac Bell, o brilhante personagem que conduz vários livros de Cussler.
No início, Bell acreditava que realmente estava lidando com um caso de suicídio. Porém, alguns detalhes começam a chamar sua atenção e, principalmente, o quadro muda quando mais algumas mortes acontecem nas redondezas. Todas foram “acidentes” envolvendo mais homens responsáveis por projetos importantes para o desenvolvimento dos mais modernos navios norte-americanos.
Agora, convencido de que está lidando com um caso de espionagem internacional para sabotar a frota de seu país, Isaac Bell acaba entrando em um mundo perigoso.
Somos conduzidos, então, a uma narrativa bem estruturada, repleta de detalhes e cenas impressionantes. Destaque para as passagens em que Bell é atacado por uma serpente deixada em seu quarto pelo inimigo e para a narrativa que se segue no trem, em que o detetive está sobre os trilhos com o inimigo.
Todos os fatos levam a crer que, apesar do envolvimento de vários espiões e sabotadores com os crimes, há um chefe por trás de todas as armações. Trata-se do terrível homem, conhecido como espião.
A narrativa, de fato, é rica, bem amarrada, repleta de reviravoltas e longa. Às vezes, pode parecer um pouco cansativa, devido a tantas explicações e detalhes, inclusive sobre os couraçados. O final é muito bem escrito e a trama realmente nos conduz de forma excelente à verdadeira identidade do “espião”.
Porém, desde que surgiu em minha cabeça a primeira teoria sobre quem era o “espião” e seu principal cúmplice, eu estava certa. Isso me fez questionar o grau de surpresa do livro, uma vez que o grande mistério, em alguns momentos, foi um pouco óbvio. Mas isso não tira os méritos da história bem pensada e bem construída que temos em O Espião.
Particularmente, aprecio narrativas extensas e ricas em detalhes. Talvez, como tenho visto aqui e ali, o livro não agrade a todos. Mas, quem gosta de suspense, investigações, perseguições, teorias e muita espionagem, com pitadas históricas, não deve deixar de conferir esta nova aventura de Isaac Bell e tirar suas próprias conclusões. Para mim, o resultado foi mais que satisfatório.

Trecho: “Bell viu um cano emergir bem à frente da lancha – o periscópio, um tudo de espelhos dispostos em ângulo, o olho do submarino. Uma torre redonda e achatada rompeu a superfície contornada por corrimãos na borda. Depois, ouviu-se uma forte explosão por baixo e aquilo chocou-se contra o fundo da lancha da polícia e empurrou seu casco de doze metros para fora da água. Sua quilha se espedaçou com um ruído alto de madeira partida e, ainda assim, o barco da polícia elevou-se, erguido pelo possante casco de aço que surgiu à superfície como uma cachalote enfurecido. A lancha da polícia tombou, atirando na água o pessoal da Van Dorn, os tiras e os pescadores. Bell saltou sobre o caso de aço e avançou com água na altura da cintura até a torre do submarino.” (Pág. 390)

Informações:
Título: O Espião
Autores: Clive Cussler e Justin Scott
Gênero: Ficção / Aventura
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Novo Conceito, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

6 comentários:

Ricardo Biazotto disse...

Olá, Fabiane.
Também gostei muito de O Espião, e apesar do mistério, que realmente deixa um pouco a desejar, achei uma história muito bem bolada. A escrita do autor é fantástica e Isaac é um personagem incrível.
Espero que os próximos livros sejam lançados em breve \o/

Beijos
Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

Paul Law disse...

Espiões e detetives são sempre prato cheio para nós leitores. Parece que o suspense não foi bem construído no livro, pela resenha... mas acho que a leitura deve ser agradável. Os temas são ótimos, Fabi.

Um abraço, minha amiga.

Viviane disse...

Este livro parece emocionante de ler por se tratar de espionagem marítima. Acrescentarei ele na minha lista.

Fabiane Ribeiro disse...

Oláaa, queridos!!!

Ricardo: fiquei feliz de saber que nossas opiniões coincidiram. Independente de qualquer coisa, O Espião foi um livro que me marcou muito, devido a sua trama e intensidade!
Paul: O que ele deixa a desejar, ele acaba compensando em outros aspectos, então o resultado final é super satisfatório!
Vivi: é isso mesmo, não deixe de lê-lo!

Beijão!**

Layn disse...

Ganhei esse livro em uma promoção e ainda estou esperando ele chegar aqui em casa.
Adoro histórias policiais, mas tinha lido poucas obras sobre espionagem, como A Turma e a graphic novel R.E.D. Me interessei horrores pela história e estou ansiosa pra começar a ler.
Não importo muito do suspense deixar a desejar, desde que a história seja bem construída, apesar de que ultimamente está difícil achar tanto uma coisa quanto a outra nas obras.

www.taiyounorakuen.blogspot.com.br

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Layn!
Que sorte ter ganhado um livrão desses!!! Vale muito a pena lê-lo, tenho certeza de que foi um ótimo prêmio, ainda mais que você gosta do tema.
Concordo com você, o principal é a construção da história e, nesse quesito, O Espião é excelente!

Um beijo!

Postar um comentário