Dica Nacional: Ju Costa, autora de Agnus Dei

4 comentário(s)
Mais uma autora nacional está iniciando sua jornada no mundo da literatura e, claro, o Reino Xadrez traz a dica para vocês conferirem a novidade:


Entrevista com a autora Ju Costa:

1.   Ju, primeiramente, obrigada pela entrevista. Você poderia começar contando um pouco sobre seu livro de estreia, “Agnus Dei”?

“Agnus Dei” é uma história de fantasia que se passa em nosso mundo, mas envolve criaturas sobrenaturais. Minha idéia foi criar um “novo mito” para os vampiros. Não mudando suas características básicas – como no caso de Crepúsculo, House of Night, entre outros – mas criando uma origem diferenciada para o mito e criatura, como fez Anne Rice. Os vampiros deste livro são monstros. Eles vão se apresentar ao leitor como seres simpáticos, elegantes, conquistadores e por vezes até cômicos, mas não se engane! Hehehe

2.   O que podemos esperar de uma futura continuação da obra? Você tem outros projetos?

     O segundo livro vai se chamar Êxodo e já está pronto. Ainda preciso aparar as arestas, mas a história está escrita. Essa série “A Idade do Sangue” vai ser composta de 4 títulos, além de Agnus Dei e Êxodo, haverá também “Filhos de Caim” e “Guerra”. Os dois últimos já estão com as linhas gerais preparadas e definidas.
    Fora essa série, estou trabalhando com outros dois projetos: “Infestação”, é a minha versão do apocalipse Zumbi, que vai mostrar vários grupos, por exemplo, um grupo de jogadores de RPG tentando sobreviver a partir de conhecimentos teóricos. E “Outros Deuses”, uma história de fantasia que se passa em um mundo inteiramente de minha criação. Esse vai demorar um pouco pra sair... 

3.    Diga qual o primeiro livro que teve grande impacto em sua carreira e por qual motivo.

Nossa... um só é difícil. Acho que todos os livros que eu já li me inspiraram de algum modo, até os que eu não gostei. Mas se eu tivesse que escolher um só e apenas um. Eu diria “Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos. Foi o primeiro livro que eu li na minha vida. Eu tinha 6 anos e depois desse eu resolvi que não ia mais parar de ler e não parei. É um livro que me marcou e até hoje me emociona.

4.    Se pudesse conhecer algum autor pessoalmente, qual seria e o que diria a ele?

George R.R. Martin e “Por favor, me ensina?” hehehehe

5.   Qual sua visão sobre o mercado editorial brasileiro para autores iniciantes?

Muito difícil, muito apertado, muito exigente. Para um desconhecido conquistar qualquer espaço é muito difícil. Interessante você ter perguntado isso, porque justo quando eu estava passando por essa etapa de “terminei o livro, e agora?” eu me surpreendi com o mercado literário, de um jeito ruim. Eu brincava dizendo que era mais “mercado” do que “literário”. Você se depara com algumas editoras que não tem interesse algum no autor, mas apenas no lucro. Elas cobram um investimento inicial absurdo, querendo, indiretamente, que você arque com todo o risco. Algumas livrarias, inclusive, chegam a cobrar aluguel para colocar os livros em exibição nas gôndolas. Pode me chamar de inocente, mas eu realmente me choquei com algumas coisas que descobri.
E aí, como eu sou advogada, passando por toda essa situação, eu aliei uma coisa com a outra e escrevi um Projeto de Lei que institui um Programa de Apoio e Incentivo aos Novos Escritores Brasileiros, apresentei para um Deputado Federal aqui de Pernambuco (João Paulo – PT/PE) e ele levou para o Congresso Nacional. Atualmente o “PAINEB” (como foi apelidado) já foi enviado para as Comissões e já recebeu uma relatora. Está aguardando a manifestação das Comissões, de acordo com a última informação que ouvi da assessoria do Deputado.
Para quem tiver interesse em dar uma olhada no projeto na íntegra é só procurar pelo PL 3199/2012.

6.  Conte-nos qual seu maior sonho como escritora.

Acho que um Nobel e um filme são os sonhos de todo escritor iniciante, hein? Hahahaha
Quando fui à livraria ver meu livro lá nas prateleiras pela primeira vez fiquei muito emocionada. Passei um bom tempo procurando e o encontrei escondido em uma prateleira “menos acessível”, por assim dizer. A verdade é que quase ninguém me conhece. Eu não conquistei o direito de ficar entre os Grandes. Acho que meu maior sonho é chegar à livraria um dia e ver um livro meu entre os livros de Neil Gaiman e Stephen King. Cara, isso ia ser o máximo!

7.   Deixe um recado a todos apaixonados pelo universo literário.

Escrever e ler são minhas duas coisas favoritas. Essa história, eu fiz com muito carinho. Espero que quem ler goste e se divirta!
Meu e-mail é juliec.costa@gmail.com e meu Facebook é Ju Costa, se você falar comigo através de um desses dois e eu não responder, eu morri. Eu os verifico com uma frequência quase compulsiva! hehehehe
Meu twitter é @JuCosta_Fantasy , mas eu sou nova por lá e ainda estou tentando desvendar como aquela tecnologia funciona. Se alguém falar comigo por lá e eu não responder, não é falta de atenção ou carinho, é falta de capacidade mesmo! =D
Também tem o www.outrosdeuses.com, que é o site onde eu divulgo alguns textos meus, sempre digo novidades sobre como andam meus projetos etc, etc.
Bem, é isso! A gente se vê por aí: em alguma livraria ou algum livro!
Beijo, beijo!


A autora por ela mesma: 
O nome que meus pais me deram foi Ju Costa, eu não tive voz nem voto no assunto e de vez em quando, até hoje, reclamo. Acho que algo como Arwen ou Aglaia me cairia melhor. Há pouco tempo atrás eu comemorei o vigésimo terceiro dia do meu nome com duas de minhas paixões: meus amigos e filmes de horror antigos. Sou advogada, mais por conseqüência do que por atuação. Já estou dourando no calor de Recife há alguns anos e mesmo pra mim – que curto carne bem passada – isso já está ficando ridículo. Não acredito no Deus ocidental convencional, prefiro os outros: os velhos, os novos, o Vermelho, o de Muitas Faces, Odin, Apolo, Anúbis, Tolkien, Rowling, King, Martin, Orwell, Saramago............




Obrigada, Ju! Muito sucesso em sua carreira!
Pessoal, não deixem de conferir o site: www.outrosdeuses.com

4 comentários:

Sammy disse...

A entrevista foi show! A Ju é muito simpatica e desso sucesso com o livro dela, que aliais me interessei muito, um novo conceito para os vampiros, como a Anne, bem legal! Quanto a lei que ela criou achei super correta e espero que seja aprovada em breve!

Bjs

www.daimaginacaoaescrita.com

Fabiane Ribeiro disse...

Oii Sammy!
A Ju é mesmo muito simpática, e o livro super interessante!
Obrigada pela visita ao blog!
Beijinhos!!!

Vivi disse...

Nossa, menina, que entrevista legal!
Eu não gosto muito de vampiros, mas a entrevista ficou tão masa, que deu vontade de conhecer o livro.
Bjs!

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Vivi!
Obrigada por prestigiar o blog e a entrevista.
Com certeza, vale a pena conferir o livro!

Um beijão**

Postar um comentário