Resenha - O Príncipe Gato

15 comentário(s)

Com muita alegria, hoje trago para vocês mais um livro nacional, de dois autores estreantes e super talentosos! Através do pseudônimo Bento de Luca, os primos Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida, criaram uma obra memorável. E o melhor de tudo é que se trata apenas do primeiro volume de uma trilogia! Ou seja, ainda teremos mais dois volumes para curtir essa super narrativa.
Criativo, fantástico e engraçado: assim é O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo.
A história começa quando um rapaz, de nome Hugo, caminha pela Avenida Paulista e decide entrar em uma livraria. No local, ele acaba encontrando um gato lendo um livro sobre catedrais. Mas, após um rápido e misterioso sumiço do felino, ele pensa que foi apenas uma alucinação.
Nessa primeira passagem já temos um ponto super positivo da história: tendo a capital paulista como palco dos acontecimentos, o livro fez com que eu me sentisse em casa. Foi um barato ler as aventuras acontecendo em locais que eu conhecia, como a Catedral da Sé, a estação Jabaquara e o Parque Trianon. E, mesmo os brasileiros dos diversos cantos, que não conhecem muito da cidade, ficarão felizes por ver uma obra ambientada no próprio país.
O gato, na verdade, é vindo de outras terras. Ao longo dos capítulos, vamos descobrir que ele é o atual príncipe do reino de Marshmallow e chegou a São Paulo através de um buraco de minhoca.
Com tentativas inusitadas de se aproximar de Hugo, após o rápido encontro na livraria, O Príncipe Gato acaba chantageando o humano a ajudá-lo em sua missão: encontrar a ampulheta do tempo, escondida em terras paulistanas, para salvar Marshmallow da destruição.
Quando, enfim, Hugo cede e acaba por ajudar o felino, a narrativa nos leva a linhas de muita aventura. Caçados pelos Feiticeiros e seu terrível exército de bonecos de pano e besouros, o humano e o felino, que nunca se deram bem realmente, acabam tendo que trabalhar em equipe. Falando em equipe, ela ganha um novo membro que, confesso, é o meu preferido: o ratinho Eleanor! Ele é demais! Super esperto, sempre tem uma surpresa no decorrer das aventuras. Quando necessário, ele acaba demonstrado que tem tendências médicas, culinárias e até de artes marciais, além de falar vários idiomas. Trata-se de um rato com conhecimentos de décadas, visto que ele foi enfeitiçado para viver muito e esperar que o Príncipe de Marshmallow viesse em busca da ampulheta. Ou seja, ele é fundamental para o sucesso da empreitada de Hugo e do Príncipe Gato.
Foi muito interessante descobrir que tudo tinha uma explicação e que até o fato de a ampulheta estar em São Paulo tinha uma ligação com o passado.
O final é pura ação, em túneis e passagens subterrâneas, que podem levar ao propósito inicial da jornada dos três companheiros. E fica o gancho para o próximo volume. Então, peço aqui aos autores para escreverem logo a continuação (como se fosse fácil, eu sei) e para me darem de presente o Eleanor! Eu já tive ratos, hamsters, esquilos e, como boa escritora e veterinária, adoro personagens que são animais falantes, ainda mais poliglotas! Bem, já sabem o que quero de presente...rs.
O livro é recomendadíssimo, sou suspeita pra falar, mas é hora de valorizarmos nossos autores nacionais e, aqui, temos uma obra de qualidade, garanto! Quem gosta de ação, aventura, humor (o livro é repleto de passagens engraçadas, principalmente devido ao fato de os 3 companheiros não se tolerarem por completo) e fantasia! A narrativa é feita de forma que varia entre os capítulos, sendo narrada em partes pelo Gato, outras pelo Hugo e até pelo Eleanor ( S2 ).

Trecho: “O Príncipe, em um ímpeto de fúria, sacou sua arma e pulou na direção do Feiticeiro provocador (...). Marcou-lhe a face com uma cicatriz. Imediatamente, notei Eleanor saltar em direção a um segundo oponente, em uma espécie de voadora muito bem aplicada. Espantoso! Aquele rato me surpreendia até nos momentos de maior tensão – afinal, ele conhecia artes marciais? Em seguida, os Feiticeiros desataram a disparar golpes mágicos contra nós. A guerra estava iniciada.” (pág. 211)

Informações:
Título: O Príncipe Gato
Subtítulo: A ampulheta do tempo – Livro 1
Autor: Bento de Luca
Gênero: Fantasia / Ficção
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 304

Conheça mais sobre O Príncipe Gato: SiteSkoobTwitter


Promoção: quando atingirmos 10 comentários nesta resenha, irei sortear marcadores autografados (de O Príncipe Gato, por "Bento de Luca" e de Xadrez, autografados por mim) - claro, não valem os meus próprios comentários. Mas vamos lá, apoiar a literatura nacional, galera!

E confiram a entrevista com os autores de O Príncipe Gato aqui.

Post atualizado!
O sorteio foi realizado pelo random.org e quem ganhou os marcadores  foi a Paty (um e-mail já foi enviado)! Obrigada a todos e continuem curtindo a resenha e a entrevista de O Príncipe Gato!


15 comentários:

Leandro de Lira disse...

Eu participo do book tour e mal posso esperar para começar a leitura!
Parabéns pela resenha.
Abraço...

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Leandro!
Tenho certeza de que irá adorar o livro quando recebê-lo! Legal saber que está participando, adoro book-tour! rsrs...
um beijo!!

Paty disse...

Eu tenho esse livro, já li e resenhei, ele é muito bom, me prendeu do inicio ao fim e ainda fiquei querendo mais, doida pra ler o próximo. Bjos.

http://leiturasdepaty.blogspot.com/

Fabiane Ribeiro disse...

Nossa Paty, nem me fale... quando eles me contaram o título do próximo eu surtei, deve ser excelente tbm! O primeiro dá vontade de já lermos a continuação rsrs... beijos!!

Mikaeli Vasconcelos disse...

Nossa a resenha está incrivel, minha curiosidade em ter o livro aumentou até porque adoroo, amoo, sou fascinada por gatos *---* e uma história com ele e com essa capa linda me deixa ainda mais esperançosa em ter. É muito difícil eu rir em livros, mas acho que quando se identifica com os personagens e passam a se sentir 'parte' deles isso acaba sendo inevitavel em alguns momentos, um homem com um gato tudo bem mas um gato em uma aventura com um rato deve ser hilario em alguns momentos.

Muito bacana saber que é uma trilogia espero que lance depressa os outros dois, detesto ler o primeiro e ficar na expectativa dos outros.

Um ótimo fim de semana!!
@kelynha_13

Fernanda Souza disse...

Esse livro foi amor a primeira capa rsrsrs
Depois claro que me encantei pela sinopse e por ser mais de um (amo séries e trilogias).
Quando comecei a ler nas resenhas que tudo acontece em SP, fiquei mais encantada ainda.
Por tudo que falam parece ser um livro delicioso.

Beijos
Leitora Incomum

Juan Glavemburgo disse...

Uau!!! Achei a resenha mais que perfeita e é claro sempre vou estar entrando para ver as novidades do blog.
Muito bom.
@juanglavemburgo
http://www.livrospop.blogspot.com/

Tatiana Jiménez disse...

Gente, só essa capa fantástica já deixa uma vontade poderosa de ler o livro. Com uma sinopse interessante dessas e uma resenha instigante... quero ler!

@LeitoraViciada2
leitoraviciada@yahoo.com.br
www.leitoraviciada.com

Escondidos No Livro disse...

Eu quero muito ler esse livro e ainda com essa resenha... Hahaaa amei a capa, acho ela muito linda... Diferente, destacando-se... Muito 10!!!

@Lucas_Popotoo
http://escondidosnolivro.blogspot.com/

Felipe Santos disse...

Eiii Fabiane, esse livro possui um capa que me chamou bastante atenção, mas nunca pensei que se tratava desse tipo de história. Animais que falam? Adoro eles! Preciso ler!

Beijos,
Felipe
http://ahoradolivro.blogspot.com/

Maria Silvana Santana disse...

Moro na Baixada mas sempre vou a paulista =)
Buraco feito por minhocas? oO"
ah, já queria ler agora que aguçou minha imaginação que é fértil.
Tem uma ratinho, que legal eles são sempre esperto, isso é um FATO!
ah, gostei da resenha e já me fez com que eu estivesse lendo o livro.
Lindo os desenhos ilustrados.
querooo!
bjs Fabi

Carol Cambraia disse...

Nossa! achei super interessante e bastante criativa a história.. as imagens surgiram na minha cabeça rapidamente, ja tinha visto em alguns blogs sobre o livro, mas ainda não havia lido nenhuma resenha.
Parabéns!

Fabiane Ribeiro disse...

Oi queridos, obrigada pelos comentários. Estou feliz que curtiram a resenha e se interessaram por esse livro maravilhoso!
Os marcadores já foram enviados para a vencedora!

Beijos

Beatriz Nathaly disse...

Eu já havia começado a ler um pedacinho que está disponível na internet, e sinceramente fiquei decepcionada quando vi que tinha acabado já! Comecei a ler um pouquinho e já viciei! rsrs Adorei a história, sem contar que a capa é linda né? Adorei a resenha ^^
Beijinhos - Bia
http://escrevendomundos.blogspot.com

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Bia!!
Que legal!
É muito bom ler um trechinho disponível na internet, para conhecer o livro e conferir se ele te agrada, porém, é frustante mesmo quando esse pedacinho acaba e a leitura está fluindo, rs...
O livro todo é fantástico. Espero que tenha em breve a oportunidade de lê-lo!
Beijos!!!!

Postar um comentário