Resenha - Julieta

13 comentário(s)

Recebi Julieta da Editora Arqueiro, devido à nossa parceria, e, mais uma vez, quero agradecer à Editora pela confiança e pela atenção. O livro é tão intenso que, creio, será o meu maior desafio para resenhar até hoje.
Para começar, a capa é lindíssima, ainda mais pessoalmente. A sinopse já me conquistou, ou seja, eu abri o livro, esperando muito dele! E posso garantir que ele atendeu a todas as minhas expectativas e até superou algumas!
O livro narra a história de Julie Jacobs, uma jovem de 25 anos que vive nos Estados Unidos. Seus pais morreram em um acidente quando ela tinha 3 anos, então, Julie e sua irmã gêmea, Janice, mudam-se da Itália, sendo adotadas pela tia, que vivia em terras norte-americanas. A narrativa começa exatamente após a morte da tia que, para surpresa de Julie, deixou a mansão de herança apenas para Janice. Já para ela, uma carta, contando-lhe que, na verdade, seu nome era Giulietta Tolomei e que ela deveria ir para Siena, na Itália, atrás de um tesouro deixado por sua mãe.
Sem nada a perder, Julie, ou melhor, Giulietta, viaja para Siena em busca de respostas e de um suposto tesouro de família.
Então, o livro passa a ser dividido em duas narrativas: uma mostra Julie na busca pela herança, traçando passos perigosos ao envolver-se com um tesouro secular, que era tido como uma lenda: Os Olhos de Julieta. Ela acaba descobrindo que tem parentesco com a Julieta de Shakespeare e que cabe a ela construir sua própria história: descobrindo os erros de seus antepassados e escrevendo um destino, agora, com final feliz. E a narrativa paralela retratada é a de Giulietta do século IX, a verdadeira Julieta Shakespeariana e seu Romeu. Vamos, então, descobrindo que a verdadeira história deles se passou em Siena e teve um trágico desfecho devido à intensa rivalidade de famílias da época e também à perversidade de um homem, o Salimbeni. Após a tragédia ocorrida com o casal em 1340, uma maldição cai sobre as famílias, o que levou a mãe de Julie a pesquisar sobre o passado tão desesperadamente, em busca de respostas que pudessem poupar a vida de suas filhas na atualidade. Porém, com a morte dos pais, Julie tem que continuar a entender e a pesquisar sobre o passado, através de um diário e de personagens que cruzam seus caminhos.
É super interessante que, não apenas Julie é a descendente de Giulietta, mas vários outros são descentes dos personagens de “Romeu e Julieta” e as narrativas vão se entrelaçando, até que Julie encontra seu Romeu e, finalmente, tem que descobrir o paradeiro do tesouro e acabar com a maldição que caiu sobre suas famílias no século IX.
 Difícil descrever o que senti lendo o livro. Ele me surpreendeu pelo paralelismo entre presente e passado, intrincados em uma trama de romance e suspense para chegar a um final que acaba por reescrever o imortal romance de Shakespeare. Uma mistura bem articulada de diversos gêneros, tendendo ao suspense histórico, com direito a pistas falsas e buscas subterrâneas, o livro me fez viajar pelas ruas de Siena e percorrer os mesmos cenários maravilhosos que Julie conheceu; além de me fazer viajar na Itália do passado, junto à Giulietta e a uma vida de sofrimento à que ela estava destinada. Extremamente bem escrito, pesquisado e elaborado, o livro é uma obra-prima que deve ser lido pelos leitores mais exigentes.

Trecho: “Como eu poderia não me empolgar? Com certeza tinha de estar alvoroçada com a ideia de uma de minhas figuras históricas ter finalmente ganhado vida. Desde que Maestro Lippi me falara pela primeira vez da existência de um Romeo Marescotti contemporâneo, amante da arte e que bebia vinho e circulava por Siena nas madrugadas, eu havia sonhado em segredo com um encontro”. (Pág. 226)

Informações:
Título: Julieta
Subtítulo: Duas famílias, uma antiga maldição, um amor quase impossível...
Autor: Anne Fortier
Gênero: Romance, Ficção
Editora: Arqueiro
Páginas: 448

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

13 comentários:

Janna disse...

Oiiiii adorei sua resenha....quero muito ler esse livro, ultimamente tá saindo mtos livros com o tema Julieta e Romeu néh?
BjOs!!!

Millena Bezzerra disse...

Rs, concordo com a Jana. Gosto das suas resenhas, acho que, como escritora, você tem um olhar excelente como leitora também.

Mudando de assunto, não vejo a hora de Xadrez chegar aqui *-* falta muito?

Beijocas!

http://amorporclassico.blogspot.com

Francielle Couto Santos disse...

Olá!

A Arqueiro tem livros excelentes, e temos sorte de tê-la como parceira. :) Ainda não li este livro, mas vejo comentários bem positivos referente à obra. Sua resenha, então, não diz o contrário. Adoro a mescla de romance e suspense, onde o foco não é apenas em um deles, pois, acredito que, juntos, eles deixam a história mais interessante e instigante aos olhos do leitor.
Ótima resenha, parabéns!

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/

Juliana disse...

Sou suspeita para falar de ''Julieta'' eu amooo esse livro!!! A Anne é espetacular! E eu espero outros livros dela \o bela resenha Fabi!!!

Beijokas!

NARA DIAS disse...

Amei a resenha, já estou acrescentando mais esse livro para a minha lista de desejados 2012 no skoob.

Fabiane Ribeiro disse...

Oii queridas! Obrigada pelos comentários, fico feliz que tenham gostado e espero que tenham a oportunidade de ler o livro, porque é fascinante!
Janna, nem fale, muitos! rsrs
E Millena, vou te mandar um e-mail, tá?

Beijos!!!

Fátima Menezes disse...

Olá, Fabi linda!

Estou super curiosa com esse livro. Um blog que muito admiro o elegeu o melhor livro de 2011 - e isso é MUITA coisa, pois houve excelentes lançamentos ano passado.

Será se vou gostar da história? Espero que sim, rs.

Um abraço,

Fátima Menezes - @RecantoCaliope
http://recantodecaliope.blogspot.com

Isabela Biasetti disse...

Fiquei curiosa pra ler o livro!!!
Já o tinha visto na biblioteca, mas não me interessei tanto, mas sua resenha é tão boa que eu breve vou lê-lo!!

beijo

Fabiane Ribeiro disse...

Olá meninas!
Fátima: ele foi o segundo livro que li em 2012 e tem grandes chances de ficar nas melhores posições até o fim do ano hehe...realmente ele é excelente! Vou vai gostar da história com certeza!

Isa: Não perca a oportunidade de lê-lo, eu recomendo muito!

Beijos,
Fabi

Maiara Costa disse...

Estou loucaaaa para ler esse livro, parace ser realmente muito muito bom. Amo tudo que se relacione com Julieta, então tenho quase certeza que, se você ostou desse livro, também vou me apaixonar *-*

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Maiara!!
Com certeza... o livro é apaixonante, muito bem escrito. É uma verdadeira viagem no tempo, na História e no romance de Shakespeare. Recomendo muito!
Um beijo!!!

Anônimo disse...

Oiii, nossa tenho que concordar com voce. O livro é maravilhoso. Eu li, amei e recomendo!
Bjos

Unknown disse...

Eu estou looouca para ler esse livro! Eu amo a história e amo shakespeare e já venho pesquisando sobre esse livro a algum tempo e amei essa resenha.. parece ser realmente muito bom e apaixonante *-* quero mto ler!

Postar um comentário