Entrevista com Bento de Luca, autor de "O Príncipe Gato"

6 comentário(s)
Olá galera!
Continuando a divulgação de dois excelentes autores nacionais que são parceiros do blog Reino Xadrez, hoje trago uma entrevista exclusiva para vocês!
Vamos conhecer um pouco mais sobre "Bento de Luca", pseudônimo de Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida, autores do livro O Príncipe Gato:

 

1.       Primeiramente, obrigada pela entrevista, é um prazer realizá-la. Bento, você poderia começar contando um pouco sobre o livro “O Príncipe Gato”?

Bento de Luca: Eu que agradeço pelo interesse e pela oportunidade... O primeiro volume da trilogia “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” conta a jornada de um viajante felino que veio através de um portal dimensional - um Buraco de Minhoca - do reino de Marshmallow para São Paulo, em busca de uma lendária ampulheta. A relíquia é a única capaz de salvar o reino do nobre Príncipe Gato que está à beira da destruição. Aqui na cidade ele acaba recrutando para a missão um jovem humano e um sábio roedor. Juntos eles iniciam a jornada em busca da Ampulheta do Tempo, mas logo eles percebem que não são os únicos que desejam a relíquia sagrada, o que acaba desencadeando numa série de problemas...

2.       Eu li o livro recentemente e, confesso, são tantas aventuras, que eu gostaria de saber qual foi o maior desafio que você encontrou ao escrevê-lo?

Bento de Luca: Serei muito sincero! Escrever o “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” foi muito fácil! Estávamos com uma conexão de ideias fantástica; não tivemos nenhum problema nesse sentido, ou mesmo de execução... Eu diria que o maior desafio foi encontrar uma editora que quisesse publicar o livro. Mas isso não é novidade para ninguém! (Risos)

3.       Como foi retratar aspectos da cidade de São Paulo? Você realizou pesquisas ou contou mesmo com suas experiências de paulistano?

Bento de Luca: Um pouco dos dois! Como nascemos e vivemos em São Paulo, decidimos que teríamos propriedade para descrever os locais citados no livro, como: A Catedral da Sé, o Parque Trianon, Av. Paulista, Cemitério do Araçá, etc... Estivemos em todos esses lugares tirando fotos, estudando o ambiente, para trazer realidade à história.

4.       Qual a cena mais difícil e qual a mais emocionante que você desenvolveu?

Bento de Luca: Fica complicado falar abertamente sobre isso sem soltar alguns spoilers! Escrever o final desse primeiro volume foi muito emocionante, ainda mais por saber qual será a continuação! (Risos) Agora “difícil”, não me lembro no momento de nenhuma passagem; tudo fluiu naturalmente – foi uma grande diversão!

5.       Conte um pouco de sua vida literária, além da obra “O Príncipe Gato”. Você tem outros textos ou livros escritos ou, pelo menos, em projeto?

Bento de Luca: Temos alguns livros antigos (não publicados), rascunhos e ideias... O “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” é o nosso livro de estréia! Individualmente também temos alguns projetos prontos, apenas esperando o momento certo para a publicação!

6.       O que podemos esperar de uma futura continuação da obra?

Bento de Luca: Estamos trabalhando no segundo volume da trilogia “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver” (nota da Fabi: amei o título!!!)! Os leitores podem esperar personagens nunca antes imaginados; uma história bem diferente, recheada de aventura, grandes revelações, e um ritmo alucinado do começo ao fim!

7.       Quais autores e obras te inspiram?

Bento de Luca: A principal inspiração, que iniciou Bento de Luca na Literatura, sem sombra de dúvidas, chama-se J. K. Rowling (Harry Potter) (nota da Fabi: não tem como não amar a Queen Rowling e sua obra). Destaco também C. S. Lewis (Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (Senhor dos Anéis), Rick Riordan (Percy Jackson)... Na literatura Fantástica nacional cito: André Vianco, Eduardo Spohr e Raphael Draccon.

8.       Eu sou veterinária (além de escrever, rs), e adoro gatos. Qual sua relação com esses bichinhos? Você já teve ou tem algum? Creio que sua relação com os animais deva ser importante para criar uma obra como “O Príncipe Gato”, certo?

Bento de Luca: Exatamente! Amo os animais e os defenderei com unhas e dentes até o fim dos tempos! Já tive muitos... Atualmente tenho cinco cachorros, dois gatos e alguns peixes. Temos que proteger os animais, e o Príncipe Gato com certeza sustenta essa causa!

9.       Qual sua visão sobre o mercado editorial brasileiro para autores iniciantes?

Bento de Luca: Esse tema pode render um livro! (Risos) Ser um escritor não é um “caminho” fácil! Encontrar uma editora é uma tarefa, muitas vezes, complicada! Mas é preciso acreditar... Existem muitas editoras aproveitadoras; outras que nem querem saber de você... Eu acho que deveriam investir mais nos novos autores. Mas sinto que esse quadro já está mudando, e o preconceito com a literatura nacional diminuindo.

Agora, eu gostaria de tomar a liberdade, de mudar a entrevista, de “Bento de Luca”, para Marcelo e Gustavo. Conforme citado, os dois primos escreveram a obra em conjunto, usando o pseudônimo de Bento de Luca.

10.   Marcelo e Gustavo, como foi a experiência de escrever uma obra em conjunto, como era a rotina de vocês e a junção de ideias?

Marcelo: Faz 10 anos que escrevemos em conjunto... Crescemos juntos e sempre compartilhamos as mesmas ideias. Somos muito parecidos... E poderia ir além dizendo que conseguimos criar, talvez não seja o termo correto, mas conseguimos desenvolver uma espécie de “telepatia”, claro que não no sentido exato da palavra. Quero dizer com isso que muitas vezes pensamos na mesma ideia sem precisar falar... É como se captássemos as informações de dentro de uma sacola mágica, que apenas nós dois temos acesso... É um processo muito simples pra gente, e diria também muito divertido!

Gustavo: Como o Marcelo bem explicou, escrevemos há bastante tempo juntos, isso traz certa maturidade que normalmente o ato de escrever sozinho não traz. É preciso saber abrir mão às vezes de uma ideia que na sua cabeça parecia brilhante, mas que quando é mesclada com outros conceitos fornecidos por seu parceiro no projeto ganha um brilho muito maior do que você jamais poderia supor. No nosso caso temos ainda essa pseudo-telepatia que nos ajuda bastante no desenrolar do enredo. Tanto que optamos pela escolha do pseudônimo; as ideias fluíram de tal maneira que ganharam unicidade. Não foi o Gustavo nem o Marcelo que escreveu a história: foi Bento de Luca.

11.   Vocês tiveram muitas divergências de opinião? Como lidaram com isso?

Marcelo: Não me lembro de nenhum conflito! Você lembra, Gustavo? (Risos)

Gustavo: Realmente não houve conflitos, apenas reflexões, discussões saudáveis e troca de opiniões para obter o melhor da história. É preciso saber opinar e é preciso saber ouvir, somente assim alcançaremos nosso objetivo no projeto.

Marcelo: Claro que existe bastante discussão em cima dos roteiros, da estruturação dos personagens, etc... Mas tudo acaba fluindo tranquilamente...

Gustavo: Exato. Trata-se de uma discussão, mas não no sentido de brigas ou bate-boca, é uma discussão no sentido de troca de opiniões.

12.   Para finalizar, deixem um recado para os leitores do blog, futuros leitores de vocês e para aqueles que também sonham em publicar um livro.

Marcelo: Em primeiro lugar gostaria de agradecer mais uma vez o interesse e parceria da escritora Fabiane Ribeiro e do Reino Xadrez! Espero que os leitores tenham gostado da entrevista e se interessado pelo “O Príncipe Gato”! Para quem deseja publicar um livro: Nunca desista de seus sonhos! Não espere que os outros acreditem em você! Acredite você mesmo e faça acontecer!

Gustavo: Muito obrigado Fabiane pelo espaço, foi um prazer esse breve bate-papo contigo e com seus leitores. Espero que o Príncipe Gato lhes proporcione uma grande leitura! Que seja a fagulha inicial para que muitos buracos de minhoca se abram em vossas mentes!


***

Espero que tenham gostado. Os autores são super simpáticos e eu agradeço muito pela gentileza de concederem a entrevista, que eu AMEI!

Não deixem de visitar o site de O Príncipe Gato.

Eu terminei a leitura do meu exemplar, a resenha foi postada aqui (aproveitem, os comentários estão valendo marcadores autografados!).

6 comentários:

Graziella Mafraly disse...

Sou fã do Principe Gato e ainda mais de Bento de Luca.
Marcelo e Gustavo são uns amores, atenciosos e talentosos.
Estou aguardando o próximo lançamento, pois o primeiro livro li praticamente em dois dias, de tão gostoso que ele é.
Gostaria de parabelizar a autora Fabiane pelo blog. Vou ficar mais um tempo na minha visita.
Um abraço.

Cleide disse...

Adorei a entrevista, Fabi!
Em breve irei ler esse livro tbm...
Bjkas

Fabiane Ribeiro disse...

Oi meninas, obrigada pelos comentários. Fico muito feliz que tenham gostado da entrevista, eu também adorei. Achei os autores super simpáticos e divertidos, além de serem comprovadamente talentosos.
É muito bom conhecer o trabalho de autores nacionais.

Um beijo
Fabi

NARA DIAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina Ribeiro disse...

Descobri sobre o livro recentemente e me interessei muito. A sinopse misteriosa desperta a nossa curiosidade para lê-lo. Ele já está na minha lista de livros ^^

Fabiane Ribeiro disse...

Oi Carolina!
É isso mesmo.
A sinopse é fantástica, o livro mais ainda!
Espero que tenha a oportunidade de lê-lo.

Um beijo,
Fabi

Postar um comentário